Do cerrado ao Ministério da Cultura: trânsitos e construções de um mestre e seus tambores

DSpace Repository

A- A A+

Do cerrado ao Ministério da Cultura: trânsitos e construções de um mestre e seus tambores

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Bastos, Rafael José de Menezes pt_BR
dc.contributor.author Coelho, Letícia Moreira Braga pt_BR
dc.date.accessioned 2013-06-25T20:43:14Z
dc.date.available 2013-06-25T20:43:14Z
dc.date.issued 2012
dc.date.submitted 2012 pt_BR
dc.identifier.other 311891 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/100595
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Florianópolis, 2012 pt_BR
dc.description.abstract Esta dissertação apresenta Antônio Luiz de Matos, Mestre Antônio. Conduzida por narrativas e práticas desse sujeito, esta pesquisa descreve a trajetória biográfica de Mestre Antônio e de sua família pelo Vale do Jequitinhonha - MG - bem como seus trânsitos pelas políticas culturais brasileiras e pelo chamado "mundo do cerrado". Ao mesmo tempo, esta pesquisa é composta pela descrição etnográfica dos conhecimentos desse Mestre, um jequitinhonhense capaz de negociar com seres e entidades do cerrado a retirada de árvores, as quais são transformadas por ele em tambores e caixas de Congado - instrumentos musicais. As operações realizadas por esse sujeito desvelam novas formas de pensarmos temas como tradição, observação, ancestralidade, cerrado, instrumentos musicais e também o Vale do Jequitinhonha enquanto uma região produtora de artistas em Minas Gerais. Sem intenção de dissolver esse Mestre muito menos caricaturá-lo, esta dissertação traz os resultados de uma negociação de realidades e intencionalidades.<br> pt_BR
dc.description.abstract Abstract : This dissertation presents Antônio Luiz de Matos, Mestre Antônio. Conducted by narratives and practices of this subject, this research describes the life histories of Mestre Antônio and his family by Jequitinhonha Valley - MG - as well as his transits by brazilian cultural policies and the "world of cerrado". At the same time, this research is composed by an ethnographic description of the Mestre´s knowledge. This jequitinhonhense is able to negotiate with cerrado´s living beings and entities the gathering of the trees, which he transforms in Congado´s tambores and caixas - musical instruments. The operations performed by this subject reveal new ways to think about issues such as tradition, observation, ancestry, savannah, musical instruments and also the Jequitinhonha Valley as a producer region of artists in Minas Gerais. Neither the intention to dissolve Mestre nor to caricature him, this paper presents the results of a negotiation of realities and intentions. en
dc.format.extent 272 p.| il., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Antropologia pt_BR
dc.subject.classification Antropologia social pt_BR
dc.subject.classification Etnologia pt_BR
dc.subject.classification Jequitinhonha, Rio, Vale (MG e BA) pt_BR
dc.subject.classification Politica cultural pt_BR
dc.subject.classification Instrumentos musicais pt_BR
dc.subject.classification Minas Gerais pt_BR
dc.subject.classification Biografia pt_BR
dc.subject.classification Sociologia - pt_BR
dc.subject.classification Metodos biograficos pt_BR
dc.subject.classification Cerrados pt_BR
dc.subject.classification Minas Gerais pt_BR
dc.title Do cerrado ao Ministério da Cultura: trânsitos e construções de um mestre e seus tambores pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR
dc.contributor.advisor-co Ioris, Edviges Marta pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
311891.pdf 13.51Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar