A má ambiguidade na filosofia de Maurice Merleau-Ponty
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Muller-Granzotto, Marcos José |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Honório, Jucemar |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2013-06-25T21:08:20Z |
|
dc.date.available |
2013-06-25T21:08:20Z |
|
dc.date.issued |
2012 |
|
dc.date.submitted |
2012 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
310628 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/100638 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Filosofia |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente trabalho busca refletir sobre a forma como Merleau-Ponty articula as noções de corpo e reflexão na obra Fenomenologia da Percepção. Apresentamos como o estudo da percepção empreendida por este filósofo resultou em uma má ambiguidade, tal como a declara no texto de candidatura ao College de France. Percorremos nossa discussão sobre a ambiguidade do corpo através da compreensão de uma estrutura existencial onde o corpo e o mundo estão interligados numa expressão perfeita como uma obra de arte. Vamos encontrar a má ambiguidade na tentativa de Merleau-Ponty de sair do equívoco da fundação cruzada, o Fundierung. A má ambiguidade se mostra como a simples mistura entre o universal e o particular. Não sendo possível compreender como pode ocorrer a passagem efetiva entre os extremos, assim Merleau-Ponty se mantém no interior dos quadros da tradição. O projeto da Fenomenologia da Percepção trouxe uma grande contribuição para a noção de corpo e mundo, contudo ao tentar resolver o equívoco pela correlação entre subjetividade e temporalidade houve uma centralidade na subjetividade tornando-o tributária da ontologia clássica que é sua crítica e tentativa de superação. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
The present work aims to reflect on how Merleau-Ponty articulates the notions of body and reflection in the work Phenomenology of Perception. Here as the perception study undertaken by this resulted in a poor philosopher ambiguity, as stated in the text of the application College de France. We went through our discussion of the ambiguity of the body through the understanding of an existential structure where the body and the world are interconnected in a perfect expression as a work of art. Let us find the bad ambiguity in Merleau-Ponty attempted to leave the dubious foundation cross the Fundierung. The bad ambiguity appears as a simple mixture between the universal and particular. Not being able to understand how effective the passage may occur between the extremes, and Merleau-Ponty remains within the frame of tradition. The project of the Phenomenology of Perception brought a great contribution to the concept of body and world, however when trying to resolve the ambiguity in the relationship between subjectivity and temporality was a centrality of subjectivity making it tax the classical ontology that is his criticism and attempt to overcome. |
en |
dc.format.extent |
137 p.| il. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Filosofia |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Fenomenologia |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Percepção (Filosofia) |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Corpo e alma |
pt_BR |
dc.title |
A má ambiguidade na filosofia de Maurice Merleau-Ponty |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar