Perceptions of power in the contemporary american novel
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
en |
dc.contributor.advisor |
Bellei, Sergio Luiz Prado |
en |
dc.contributor.author |
Burns, Thomas Laborie |
en |
dc.date.accessioned |
2013-12-05T20:30:18Z |
|
dc.date.available |
2013-12-05T20:30:18Z |
|
dc.date.issued |
1996 |
en |
dc.identifier.other |
105060 |
en |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/106431 |
|
dc.description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 1996. |
en |
dc.description.abstract |
Este estudo tenta delinear como o poder - tanto institutional quanto representacional - é percebido na ficção norte-americana do período pós-guerra até o presente. O trabalho examina romancistas representativos e analisa uma série de trabalhos individuais dentro de seu conteúdo histórico. Na primeira parte, teorias sócio-políticas sobre o poder fornecem o suporte teórico para detectar como o poder é visto nos romances. A segunda parte discute o romance político pós-guerra, Gore Vidal e Norman Mailer, entre outros. Constata-se que uma percepção de poder Weberiana (adversarial) de poder por parte dos romancistas da segunda parte é substuída por uma visão Foucaltiana (poder insidiosamente filtrado) por parte dos romancistas da terceira parte, o que corresponde a transformação da sociedade contemporânea, sua política e cultura no capitalismo multinacional, durante e depois dos anos 60. |
en |
dc.language.iso |
#d |
en |
dc.subject.classification |
Ficção americana |
en |
dc.subject.classification |
Romancistas americanos |
en |
dc.subject.classification |
História e crítica |
en |
dc.title |
Perceptions of power in the contemporary american novel |
en |
dc.type |
Tese (Doutorado) |
en |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar