A filosofia da música como filosofia primeira: o sentido metafísico da música em Schopenhauer
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
en |
dc.contributor.advisor |
Barboza, Jair Lopes |
en |
dc.contributor.author |
Silva, Luan Corrêa da |
en |
dc.date.accessioned |
2013-12-05T22:36:38Z |
|
dc.date.available |
2013-12-05T22:36:38Z |
|
dc.date.issued |
2013 |
en |
dc.identifier.other |
318480 |
en |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/106869 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Florianópolis, 2013. |
en |
dc.description.abstract |
Schopenhauer propõe, em O mundo como vontade e como representação, uma consideração metafísica da música, em oposição a sua consideração física. Mostra-nos, a partir daí, como a música é expressão da própria essência do mundo e, sendo assim, como é possível uma analogia entre ambos. Essa tese, que influenciou de imediato pensadores e compositores - representando um salto importante para a compreensão sobre a expressão musical - permite-nos refletir como a música não é apenas uma expressão do humano, mas é constituinte dele; isto é, permite-nos mostrar de que maneira a metafísica da música pode ser pensada como uma filosofia primeira. <br> |
en |
dc.description.abstract |
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en |
dc.format.extent |
119 p.| il. |
en |
dc.language.iso |
por |
en |
dc.subject.classification |
Filosofia |
en |
dc.subject.classification |
Musica |
en |
dc.subject.classification |
Metafisica |
en |
dc.title |
A filosofia da música como filosofia primeira: o sentido metafísico da música em Schopenhauer |
en |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
en |
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