dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
en |
dc.contributor.advisor |
Langdon, Esther Jean |
en |
dc.contributor.author |
Pereira, Éverton Luís |
en |
dc.date.accessioned |
2013-12-05T23:02:26Z |
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dc.date.available |
2013-12-05T23:02:26Z |
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dc.date.issued |
2013 |
en |
dc.identifier.other |
320468 |
en |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/107034 |
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dc.description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Florianópolis, 2013. |
en |
dc.description.abstract |
Esta tese descreve uma pequena localidade sertaneja chamada Várzea Queimada, localizada na zona rural do município de Jaicós, estado do Piauí, Brasil. Tendo em vista o alto índice de surdos e o surgimento de uma linguagem gesto-visual específica no vilarejo, o foco privilegiado para a discussão é a interação entre surdos e ouvintes no que tange a produção, circulação e manutenção da cena. Cena é o nome dado à linguagem gesto-visual, que faz uso de movimentos do corpo todo, expressões faciais e outras possibilidades do entorno para construir o processo comunicativa. Para chegar às discussões com relação à cena, este estudo se debruça sobre aspectos da sociabilidade da Várzea Queimada que, nas interações cotidianas e nas rotinas de seus habitantes, transforma-a em uma comunidade de prática. A ideia de comunidade de prática, onde formas de fazer são compartilhadas pelos habitantes, é refinada com o processo ideológico local que constrói diferentes hierarquias de pertencimentos entre os habitantes a partir do conceito de parente, núcleo familiar e família. Estes conceitos auxiliam na configuração socioespacial da vila e na circulação dos mudos entre as diferentes casas e núcleos. Circulando os mudos, circula-se também a cena e se produz os competentes nesta linguagem. A organização geográfica da vila e a formação dos núcleos familiares também é fruto de um processo histórico onde indivíduos são marcados como fundamentais para a formação da vila. A história geral se confunde com a história particular da surdez: elementos do macro processo de formação da vila auxiliam no contar sobre a origem da surdez no vilarejo. E também a história pontua elementos que transformam os mudos em sujeitos liminares, detentores de uma série de características. A cena, dessa forma, é composta pela união de todos estes elementos: ela é um processo de contextualização das práticas da comunidade que, a partir de uma série de elementos experienciais, históricos, sociais e ideológicos, produz a compreensão. Dizendo de outra forma, a cena é a transformação da ação social em linguagem. Porém, outros discursos vêm influenciando a comunidade, principalmente com a implantação da Língua Brasileira de Sinais e de políticas de inclusão dos surdos. Estas ações estão influenciando a forma como os comunitários se relacionam desde mudanças de nomenclatura (não mais mudo, agora surdo), até padrões diferenciados de língua, compreensão e produção de competentes <br> |
en |
dc.format.extent |
416 p.| il., tabs. |
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dc.language.iso |
por |
en |
dc.subject.classification |
Antropologia social |
en |
dc.subject.classification |
Surdez |
en |
dc.subject.classification |
Aspectos antropológicos |
en |
dc.subject.classification |
Linguagem de sinais |
en |
dc.subject.classification |
Língua brasileira de sinais |
en |
dc.subject.classification |
Piaui |
en |
dc.subject.classification |
Surdos |
en |
dc.subject.classification |
Piaui |
en |
dc.subject.classification |
Comunidade de prática |
en |
dc.title |
Fazendo cena na cidade dos mudos: surdez, práticas sociais e uso da língua em uma localidade no sertão do Piauí |
en |
dc.type |
Tese (Doutorado) |
en |