dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
en |
dc.contributor.author |
Carvalho, Luiz Roberto |
en |
dc.date.accessioned |
2013-12-06T00:06:26Z |
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dc.date.available |
2013-12-06T00:06:26Z |
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dc.date.issued |
2013 |
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dc.identifier.other |
318727 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/107430 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-graduação em Design e Expressão Gráfica, Florianópolis, 2013 |
en |
dc.description.abstract |
A partir da disseminação das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC´s), a sociedade gradativamente tornou-se audiovisual - a imagem e o som tornaram-se parte de um módulo de comunicação do qual estamos cada vez mais adeptos: a Interface Humano-Computador (IHC). Reconhecendo a IHC como um elemento integrador de mídias e metáforas visuais, sonoras e táteis, e partindo da premissa que a integração de distintas mídias pode melhorar e aumentar a capacidade de interação, o presente estudo buscará demonstrar investigações que contextualizem o som quando do seu uso em hipermídias. Objetivando expor diretrizes e procedimentos que visem uma eficiente aplicação dos elementos sonoros nas interfaces, e dada à necessidade de iniciar-se o desenvolvimento de um entendimento formal dos princípios que constituem a aplicação do áudio em hipermídias, a presente dissertação propõe um GUIA DE APLICAÇÃO DO ÁUDIO DINÂMICO. A partir da metodologia proposta por Jesse James Garret (2011), elaborou-se o GUIA DE APLICAÇÃO DO ÁUDIO DINÂMICO, que pretende sistematizar e simplificar o processo de criação, produção e implementação de elementos sonoros em hipermídias. Através da confecção e difusão do guia, busca-se evidenciar o importante papel exercido pelo som nos processos de imersão e interação <br> |
en |
dc.description.abstract |
From the spread of Information and Communication Technologies (ICTs), the society gradually became audiovisual - the picture and sound have become part of a communication module which we are becoming more adept: the Human-Computer Interface (HCI). Recognizing the HCI as an integrating element of media and visual, sound and tactile metaphors, and starting upon the premise that the integration of different media can enhance and increase the capacity of interaction, this study will demonstrate investigations that contextualize the sound when used into hypermedia interfaces. Aiming to expose guidelines and procedures that lead to an efficient implementation of sound elements into interfaces, and given the need to start developing a formal understanding of the principles that form the audio application in hypermedia, this thesis propose an APPLICATION GUIDE OF DYNAMIC AUDIO. From the proposed methodology by Jesse James Garrett (2011), the APPLICATION GUIDE OF DYNAMIC AUDIO was created, which aims to systematize and simplify the process of creation, production and implementation of sound elements into hypermedia interfaces. Through the developing and diffusion of the guide, this work is intended to highlight the important role played by sound in the processes of immersion and interaction. |
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dc.format.extent |
159 p.| il., tabs. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.subject.classification |
Desenho grafico |
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dc.subject.classification |
Multímidia interativa |
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dc.subject.classification |
Processamento de som por computador |
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dc.subject.classification |
Recursos audiovisuais |
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dc.subject.classification |
Sites da Web |
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dc.title |
O som em interfaces hipermídia: guia de aplicação do áudio dinâmico |
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dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
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dc.contributor.advisor-co |
Pereira, Alice Theresinha Cybis |
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