A tendência do invisível: uma análise da influência da transparência das interfaces de videogames na experiência do jogador
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
en |
dc.contributor.advisor |
Triska, Ricardo |
en |
dc.contributor.author |
Silva, Raphael Schmitz da |
en |
dc.date.accessioned |
2013-12-06T00:17:20Z |
|
dc.date.available |
2013-12-06T00:17:20Z |
|
dc.date.issued |
2013-12-05 |
|
dc.identifier.other |
319759 |
en |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/107500 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Design e Expressão Gráfica, Florianópolis, 2013 |
en |
dc.description.abstract |
Partindo de uma investigação teórico descritiva para a posterior experimentação, a presente pesquisa trata dos videogames e da busca pela ilusão da ausência de intermediação para obtenção de experiências mais intensas. O estudo busca encontrar relações entre a transparência das interfaces e a qualidade da experiência obtida pelo jogador que possam servir de base para a seleção de recomendações heurísticas para projetos de jogos com foco na transparência. São abordados tópicos referentes à estrutura formal e funcional dos jogos; à qualidade da experiência e nível de engajamento, descritos pela teoria do fluxo; e aos possíveis modos de transmitir informação em um videogame. Na sequência, a experimentação do conteúdo reunido visa ilustrar a teoria pesquisada utilizando ferramentas de pesquisa de campo como playtest, grupo de foco e análise com auxílio de especialistas. Os resultados permitiram a observação de algumas relações entre os conceitos abordados que serviram de base para elaboração de uma lista de recomendações que conclui o estudo <br> |
en |
dc.format.extent |
204 p.| il., grafs., tabs. |
en |
dc.language.iso |
por |
en |
dc.subject.classification |
Desenho grafico |
en |
dc.subject.classification |
Video games |
en |
dc.subject.classification |
Aspectos psicológicos |
en |
dc.subject.classification |
Interfaces de usuário (Sistemas de computação) |
en |
dc.title |
A tendência do invisível: uma análise da influência da transparência das interfaces de videogames na experiência do jogador |
en |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
en |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar