O jornalismo crítico musical da revista Bizz (1985-1989) na consolidação do rock brasileiro
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
en |
dc.contributor.advisor |
Idargo, Alexandre Bergamo |
|
dc.contributor.author |
Boscatti, Ana Paula Garcia |
|
dc.date.accessioned |
2013-12-10T18:47:45Z |
|
dc.date.available |
2013-12-10T18:47:45Z |
|
dc.date.issued |
2013-10-08 |
|
dc.date.submitted |
2013-10-08 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/112821 |
|
dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais. |
en |
dc.description.abstract |
Este trabalho pretende analisar a crítica musical da Revista Bizz (1985- 1989) e as suas influências na consolidação do rock nacional. Inseridos no eixo paulista do campo de produção musical brasileiro, esses críticos pertenceram a uma rede de sociabilidade que envolvia músicos, produtores e jornalistas e fortaleceram os critérios de avaliação do rock nacional que se profissionalizava. Como consequência há mudanças no mercado de trabalho e a consolidação de uma linguagem profissional, que aliava uma narrativa com diferentes formas de contato: o rádio, a fotografia, o cinema, a partir do que se entendia como “publico jovem”. Inserida na lógica da grande indústria, a Bizz passa a criar tensões e aproximações entre o público leitor, músicos, produtores e suas matérias e estabelece um lugar específico de fala que tenta aliar o underground- experimental e o pop-rock. |
en |
dc.description.abstract |
This paper discusses the Bizz Magazine´s critical musical (1985-1989) and their influences on the consolidation of the national rock. Inserted into the São Paulo musical production, these critics belonged to a networking sociability involving musicians, producers and journalists. Strengthened the evaluation criteria of the national rock who became professional as a result of changes in the labor marketing and the consolidation of a professional language, a narrative that combined with different contact forms: radio, photography, film, from what was understood as "young public." Inserted into the logic of big industry, Bizz shall create tensions and similarities between the readers, musicians, producers and their raw and establishes a specific place speech that attempts to combine experimental music and underground-pop-rock. |
en |
dc.format.extent |
76 f. |
en |
dc.language.iso |
pt_BR |
en |
dc.subject |
Revista Bizz |
en |
dc.subject |
Crítica Musical |
en |
dc.subject |
Rock Brasileiro |
en |
dc.subject |
Anos 1980 |
en |
dc.subject |
Bizz magazine |
en |
dc.subject |
Music review |
en |
dc.subject |
Brazilian Rock |
en |
dc.subject |
1980s |
en |
dc.title |
O jornalismo crítico musical da revista Bizz (1985-1989) na consolidação do rock brasileiro |
en |
dc.type |
TCCgrad |
en |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar