dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
en |
dc.contributor.advisor |
Valim, Alexandre Busko |
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dc.contributor.author |
Rodrigues, Icles |
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dc.date.accessioned |
2014-07-16T18:21:08Z |
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dc.date.available |
2014-07-16T18:21:08Z |
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dc.date.issued |
2013-11-27 |
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dc.date.submitted |
2013-11-27 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/121746 |
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dc.description |
TCC (graduação)- Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, História. |
en |
dc.description.abstract |
Após os ataques ao World Trade Center em 11 de setembro de 2001, a mídia estadunidense se alinhou rapidamente com a propaganda que o governo dos Estados Unidos desejava espalhar, buscando o apoio popular para viabilizar uma guerra, primeiro contra o Afeganistão e, depois, contra o Iraque, a “Guerra ao terror”. Diversos produtos da indústria do entretenimento – ou cultura da mídia – responderam ao panorama que se apresentava, dentre eles, estava a música. O heavy metal, gênero musical normalmente visto como contestador e/ou progressista, foi intensamente afetado pela propaganda militarista que predominou nos EUA a partir de 2001 e, principalmente, após 2002. Um caso específico emergiu: o álbum The Glorious Burden da banda estadunidense Iced Earth. Lançado em 2004, o mesmo faz uso da ‘história oficial’ dos Estados Unidos para tentar demonstrar valores patrióticos, mas a forma como ele foi desenvolvido permite diferentes interpretações, por conta da polissemia dos produtos da cultura da mídia. Através de hipóteses baseadas no material disponível para coleta, analisaremos como o álbum The Glorious Burden pode ser interpretado como alinhado à propaganda de guerra, justificando as polêmicas que envolveram seu lançamento. |
en |
dc.description.abstract |
After the attack to World Trade Center in september 11, 2001, the american media quickly aligned with that US government wanted to spread, searching people’s support to enable a war, first against Afghanistan and, after, against Iraq, the “War against terror”. Various products of the entertainment industry – or culture of media – answered the presented panorama, among them, was the music. The heavy metal, musical genre usually seen as oppositional and/or progressive, was intensely affected by the militarist propaganda that prevailed in United States from 2001 and, mainly, after 2002. A specific case emerged: The Glorious Burden album from the US band Iced Earth. Released in 2004, the álbum uses the ‘oficial history’ of United States to try to demonstrate patriotic values, but the wat that it was developed allows different interpretations, because of the polysemy of the products from the culture of media. Through hypotheses based on the material avaliable to collect, we will analyse how The Glorious Burden album can be interpreted as aligned to war propaganda, justifying the controversies surrounding its release. |
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dc.format.extent |
127 páginas |
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dc.language.iso |
pt_BR |
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dc.subject |
Estados Unidos, Heavy metal, Propaganda, Militarismo |
en |
dc.subject |
United States, Heavy metal, Propaganda, Militarism |
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dc.title |
Propaganda, militarismo e suas relações com o Heavy Metal em um estudo de caso: o albúm The Glorious Burden da banda Iced Earth. |
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dc.type |
TCCgrad |
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