Presentificação de fantasia na fenomonologia de Husserl
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Müller-Granzotto, Marcos José |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Fontana, Vanessa Furtado |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2014-08-06T17:13:57Z |
|
dc.date.available |
2014-08-06T17:13:57Z |
|
dc.date.issued |
2013 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
323392 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/122678 |
|
dc.description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Florianópolis, 2013. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A tese trata do conceito de fantasia na fenomenologia de Edmund Husserl a partir dos manuscritos intitulados: Phantasie, Bildbewusstsein und erinnerung. Zur Phänomenologie des anchaulichen VergegenWärtigungen. Texte aus dem nachlass (1898-1925). A tese trata da fundamentação do conceito de fantasia a partir da novidade deste conceito na história da filosofia e como está novidade está argumentada na fenomenologia. A tese de apoio é pensar o privilégio metodológico da fantasia na construção da fenomenologia como ciência descritivas de essências. O método utilizado contou com a análise das obras: "Investigações Lógicas", "Ideias I" e "Lições para uma Fenomenologia da Consciência Interna do Tempo". Os principais conceitos definidores da fantasia são: intuição, intencionalidade, presentificação e neutralidade. Mostra-se qual a importância da fantasia na consciência pura e suas relações na consciência temporal. A fantasia atua como intencionalidade privilegiada na busca das essências. Ela se opõe ontologicamente à percepção, mas isto implica antes na sua importante tarefa de neutralizar as vivências para alcançar um âmbito transcendental de fundamento. <br> |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Abstract : The thesis deals with the concept of fantasy in the phenomenology of Edmund Husserl from the manuscript entitled: ?Phantasie, Bildbewusstsein und erinnerung. Zur Phänomenologie des anchaulichen VergegenWärtigungen.?(1898-1925). The thesis deals with the foundation of the concept of fantasy from the newness of this concept in the history of philosophy and how is newness is argued in Husserl?s phenomenology. The groundwork support the privilege methodological thinking is fantasy in the construction of phenomenology as a descriptive science of essences. The method used involved the analysis of the works: "Logical Investigations", "Ideas I" and "Lessons for a Phenomenology of Internal Time Consciousness". The main concepts defining fantasy are: intuition, intentionality, re-presentification and neutrality. It is shown that the importance of fantasy in pure consciousness and their relationship in temporal consciousness. The fantasy acts as prime intentionality in pursuit of essences. She is ontologically opposed to perception, but this means before in their important task of neutralizing the experiences to achieve a framework transcendental foundation. |
en |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Filosofia |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Fenomenologia |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Fantasia |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Ontologia |
pt_BR |
dc.title |
Presentificação de fantasia na fenomonologia de Husserl |
pt_BR |
dc.type |
Tese (Doutorado) |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar