dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Domínguez, María Eugenia |
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dc.contributor.author |
Ferraro, Eduardo Hector |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2014-08-06T17:27:15Z |
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dc.date.available |
2014-08-06T17:27:15Z |
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dc.date.issued |
2013 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
324725 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/122843 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Florianópolis, 2013. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Esta pesquisa apresenta resultados sobre as transformações no contexto do gauchismo brasileiro, analisado como um movimento cultural e social. Importantes transformações podem ser associadas às tendências para sua formalização, como a criação do Partenon Literário (1868), a do Grêmio Gaúcho (1898), a do 35 Centro de Tradições Gaúchas (1948) e a realização do XII Congresso Tradicionalista de Tramandaí (1966), onde se configurou o Movimento Tradicionalista Gaúcho como instituição pública e organismo regulador da tradição. A partir de 1971, com a realização do festival Califórnia da Canção Nativa, a música se institui um campo de disputas entre tendências inovadoras e tradicionalistas, e nas últimas quatro décadas assume um papel central no movimento, constituindo-se numa linguagem que agencia transformações nos discursos e na ordem cultural do gauchismo. Descreverei as transformações no movimento através de uma análise da bibliografia, como também das entrevistas e conversas com músicos, poetas e compositores, artistas que participam em eventos de música regional gaúcha.<br> |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Resumen : Esta investigación presenta los resultados de las transformaciones en el contexto del gauchismo brasileño analizado como un movimiento cultural y social. Los cambios importantes pueden estar asociados con las tendencias de su formalización como la creación del Partenón Literario (1868 ), el Grêmio Gaúcho (1898 ) , el 35 Centro de Tradições Gaúchas ( 1948) y la realización del XII Congresso Tradicionalista de Tramandaí ( 1966 ), donde se configuró el Movimiento Tradicionalista Gaúcho como institución pública y el organismo regulador de la tradición. Desde 1971, com la realización del festival California da Canción Nativa , la música se constituye en las últimas cuatro décadas un campo de disputas entre los tradicionalistas y las tendencias innovadoras, y juega un papel central en el movimiento, convirtiéndose en un lenguaje que agencia transformaciones en los discursos y en el orden cultural del gauchismo. Describiré las transformaciones en el movimiento a través de un análisis de la literatura y de la bibliografia, como también de entrevistas y conversaciones con los músicos, poetas y compositores, artistas que participan en eventos regionales de música gaúcha . |
en |
dc.format.extent |
205 p.| il. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.subject.classification |
Antropologia |
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dc.subject.classification |
Antropologia social |
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dc.subject.classification |
Musica |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Aspectos sociais |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Rio Grande do Sul |
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dc.subject.classification |
Gauchos |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Aspectos sociais |
pt_BR |
dc.title |
Transformações culturais no gauchismo através da música |
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dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
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