"Ink on (their) hands like bomb residue"

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"Ink on (their) hands like bomb residue"

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Martins, Maria Lucia Milléo pt_BR
dc.contributor.author Brum, Gabriela Eltz pt_BR
dc.date.accessioned 2014-08-06T17:46:10Z
dc.date.available 2014-08-06T17:46:10Z
dc.date.issued 2013 pt_BR
dc.identifier.other 322576 pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/123082
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Letras / Inglês e Literatura Correspondente, Florianópolis, 2013. pt_BR
dc.description.abstract Essa investigação trata de uma discussão sobre conflitos contemporâneos, principalmente armados, mas também silenciosos como o racismo, na poesia contemporânea de duas poetisas negras: A Caribenha-Canadense Dionne Brand e a Afro-Americana June Jordan. Estas poetisas de resistência escrevem poesia com a finalidade de criticar o sistema, a guerra e sua lógica e o imperialismo americano, entre outros assuntos. Minha pesquisa mostra como o testemunho dessas escritoras das revoluções socialistas na ilha caribenha de Grenada e em Nicarágua respectivamente influenciaram seus trabalhos em poesia e prosa. Conflitos armados em lugares como Iraque, Líbano, Palestina, Israel, Bósnia, Rwanda e Somália também são abordados em seus poemas. A análise comparativa é focada nas ferramentas utilizadas por Brand e Jordan em suas poéticas de guerra, na maneira que seus poemas dialogam com o discurso de críticos e teóricos como Susan Sontag, Virginia Woolf, Charles Simic e Judith Butler e na forma que seus poemas refletem suas experiências como testemunhas de conflitos. Essa tese tem como objetivo contribuir como uma observação sobre poesia de guerra contemporânea através do olhar de poetisas negras, que demonstram sua preocupação em registrar não somente eventos históricos, mas também a história do que Charles Simic nomeia "eventos sem importância.". <br> pt_BR
dc.description.abstract Abstract : This investigation deals with the discussion of contemporary conflicts, mainly armed, but also silent ones like racism, in the contemporary poetry of two black women writers: Caribbean-Canadian Dionne Brand and African-American June Jordan. These poets of resistance write poetry in order to criticize the establishment, warfare and its rationale, and American imperialism, among other issues. My research shows how these poets? testimonials of contemporary socialist revolutions and armed conflicts in the Caribbean island of Grenada and in Nicaragua respectively have influenced their work in poetry and prose. Armed conflicts in places such as Iraq, Lebanon, Palestine, Israel, Bosnia, Rwanda, and Somalia are also approached in their poetry. The comparative analysis focuses on the devices employed by Brand and Jordan in their poetics of war, the ways that their poems dialogue with the discourse of critics and theorists such as Susan Sontag, Virgina Woolf, Charles Simic, and Judith Butler, and how their poetry depicts their life experiences as witnesses of conflict. This dissertation aims to contribute as an observation of contemporary war poetry through the gaze of black women poets, who show their concern in registering not only historical events but also the history of what Charles Simic calls "unimportant events.". en
dc.language.iso eng pt_BR
dc.subject.classification Lingua inglesa pt_BR
dc.subject.classification Poesia pt_BR
dc.subject.classification Guerra pt_BR
dc.title "Ink on (their) hands like bomb residue" pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR


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