“A natureza é a Igreja de Satã”: O medievo que nos olha por entre o filme Anticristo de Lars Von Trier (2009).
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Silveira, Aline Dias da |
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dc.contributor.author |
Denovac, Adriano |
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dc.date.accessioned |
2014-09-02T14:21:42Z |
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dc.date.available |
2014-09-02T14:21:42Z |
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dc.date.issued |
2014-09-02 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/124798 |
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dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de História. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente trabalho analisa indícios de alegorias medievaisperceptíveis no filme Anticristo(2009), do cineasta dinamarquês Lars Von Trier. O ponto de partida para a análise é a relação do feminino com a natureza, incitada na frase ―a natureza é a igreja de Satã‖, expressa pela personagem feminina. Tal perspectiva de análise terá sustentação nos trabalhos de Marc Ferro com os conceitos de Lapso e Contra-análise da Sociedade, de Rivair Macedo com asReminiscências Medievais e no conceito de Zona Intermediária de Cultura, de Hilário Franco Jr. Avançaremoscom a apresentaçãodo neologismo Lapso Reminiscente,como uma ferramenta de análise. Para tanto, o olhar também será discutido. |
pt_BR |
dc.format.extent |
55 páginas. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.subject |
Heresia. Feminino. Anticristo. Medievo. Ressentimento. |
pt_BR |
dc.title |
“A natureza é a Igreja de Satã”: O medievo que nos olha por entre o filme Anticristo de Lars Von Trier (2009). |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
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