JOGOS ELETRÔNICOS COM TEMÁTICAS HISTÓRICAS: REFLEXÕES SOBRE SABERES E APRENDIZAGENS POR MEIO DO ASSASSIN'S CREED

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JOGOS ELETRÔNICOS COM TEMÁTICAS HISTÓRICAS: REFLEXÕES SOBRE SABERES E APRENDIZAGENS POR MEIO DO ASSASSIN'S CREED

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Silva, Mônica Martins da
dc.contributor.author Silva, Anderson Arnaldo da
dc.date.accessioned 2014-12-18T17:07:38Z
dc.date.available 2014-12-18T17:07:38Z
dc.date.issued 2014-12-18
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/127483
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de História. pt_BR
dc.description.abstract É possível construir saberes históricos por meio dos jogos eletrônicos com temática histórica? Partindo desta problemática, esta pesquisa procura caminhos para algumas possíveis respostas, interpretadas a partir de dados de uma pesquisa qualitativa, a respeito da opinião de um grupo de jogadores do 7° ano do Colégio Aplicação da UFSC, tendo como objetivo o de diagnosticar os saberes históricos construídos, por meio dos jogos eletrônicos de temática histórica. A pesquisa empírica foi desenvolvida em três fases: na primeira etapa foi feito um questionário, que identificou, dentre outros aspectos, a relação dos jogadores com jogos de temática histórica, identificando uma preferência pelo jogo Assassin’s Creed. Na segunda parte, foi realizada a entrevista com três jogadores escolhidos previamente utilizando da metodologia da História Oral e, por último, ocorreu a imersão e observação no jogo Assassin’s Creed, com um dos jogadores da entrevista. Como aporte teórico utilizou-se algumas categorias do campo da Educação Histórica, que estuda o pensamento histórico em diferentes âmbitos, além do meio escolar, sendo que para compreender o saber histórico dos jogadores utilizou-se conceitos como “Consciência Histórica” e “Explicação Histórica”, que buscam reconhecer a complexidade e as formas de argumentação histórica. Durante a pesquisa identificaram-se vários saberes históricos, que fazem dos jogos eletrônicos um campo de pesquisa tanto para historiadores como professores de história. pt_BR
dc.format.extent 99 páginas. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Jogos Eletrônicos, Saberes Históricos, Consciência Histórica, Assassin’s Creed. pt_BR
dc.title JOGOS ELETRÔNICOS COM TEMÁTICAS HISTÓRICAS: REFLEXÕES SOBRE SABERES E APRENDIZAGENS POR MEIO DO ASSASSIN'S CREED pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


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TTC (Anderson Arnaldo da Silva) 2014-2.pdf 1.802Mb PDF View/Open PDF

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