Realidade Virtual na Paralisia Cerebral

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Realidade Virtual na Paralisia Cerebral

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dc.contributor.author Monteiro, Carlos Bandeira de Mello
dc.date.accessioned 2011-09-02T19:28:55Z
dc.date.accessioned 2015-01-07T20:31:24Z
dc.date.available 2011-09-02T19:28:55Z
dc.date.available 2015-01-07T20:31:24Z
dc.date.issued 2011-09-02
dc.identifier.citation Monteiro, Carlos Bandeira de Mello. Realidade Virtual na Paralisia Cerebral. Editora Plêiade, 2011. pt_BR
dc.identifier.isbn 978-85-7651-179-3
dc.identifier.uri http://www.cedes.ufsc.br:8080/xmlui/handle/123456789/338
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/127730
dc.description Os capítulos deste livro trazem temas relacionados à utilização de realidade virtual como proposta de intervenção em diferentes deficiências com ênfase na Paralisia Cerebral. pt_BR
dc.description.abstract Atualmente percebe-se um crescente interesse de equipes multidisciplinares em utilizar a modernidade da realidade virtual para propiciar benefícios a crianças com Paralisia Cerebral, assim como outros tipos de deficiências. No entanto, verifica-se que o uso desta tecnologia está em um estágio inicial considerando-se as pesquisas e as possíveis aplicabilidades práticas. Mesmo assim, é comum encontrar propostas de cursos informativos sobre como utilizar a realidade virtual em benefícios de diferentes deficiências, assim como verifica-se que profissionais e instituições organizam salas para viabilizar a adaptação de tecnologia que permita a utilização de consoles de jogos eletrônicos como um diferencial no programa de intervenção com deficientes, principalmente físicos e intelectuais. Com certeza o estímulo gerado pela existência de diferentes jogos eletrônicos que utilizam realidade virtual direcionam a população e profissionais da saúde a procurarem soluções diferenciadas e com base nas possibilidades que a computação oferece. Esta facilidade crescente de acesso e contato direto com avanços tecnológicos, principalmente por meio de jogos eletrônicos, e sua utilização na melhora funcional de deficientes, provavelmente é uma tendência que irá aumentar nos próximos anos. Devido às questões existentes e perspectivas positivas sobre o assunto, verificou-se a importância em desenvolver um livro que tivesse como principal objetivo esclarecer algumas questões que envolvem o uso da realidade virtual, assim como propor áreas de pesquisa e intervenções a serem desenvolvidas e utilizadas com diferentes deficientes por meio da utilização da realidade virtual. Como a proposta inicial foi a utilização da realidade virtual na Paralisia Cerebral, optou-se em iniciar este livro com um capítulo definindo a Paralisia Cerebral. O segundo capítulo apresenta terminologias e definições de realidade virtual e a introdução de jogos virtuais como possibilidade de pesquisas e intervenções com deficientes. O terceiro capítulo define deficiência e apresenta terminologia sugerida pela Classificação internacional de funcionalidade incapacidade e saúde. O quarto capítulo define aprendizagem motora e os estágios necessários para que se consiga desempenhar uma determinada tarefa com eficácia. Após esses capítulos o livro apresentada três capítulos com resultados de pesquisas realizadas por meio da realidade virtual com a utilização do console eletrônico Wii da Nintendo, sendo o Capítulo cinco sobre Paralisia Cerebral, o capítulo seis sobre Síndrome de Down e o capítulo sete com desempenho em tarefa motora de realidade virtual em praticantes de tênis de mesa adaptado. Na perspectiva de incentivar o desenvolvimento de conhecimentos sobre a utilização de realidade virtual na intervenção de diferentes deficientes, espera-se que o presente livro represente uma contribuição para os estudos acerca das temáticas discutidas, considerando e respeitando que se trata de um campo vasto para investigações, debates e propostas de intervenção prática. pt_BR
dc.description.sponsorship Ministério do Esporte- Rede Cedes pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Plêiade pt_BR
dc.subject Paralisia Cerebral pt_BR
dc.subject Realidade Virtual pt_BR
dc.subject Deficiência pt_BR
dc.title Realidade Virtual na Paralisia Cerebral pt_BR
dc.type Livro pt_BR


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