Metáforas conceituais para design de hipermídias

DSpace Repository

A- A A+

Metáforas conceituais para design de hipermídias

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Pereira, Alice Theresinha Cybis pt_BR
dc.contributor.author Colusso, Lucas Franco pt_BR
dc.date.accessioned 2015-02-05T20:47:56Z
dc.date.available 2015-02-05T20:47:56Z
dc.date.issued 2014 pt_BR
dc.identifier.other 328081 pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129190
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Design e Expressão Gráfica, Florianópolis, 2014 pt_BR
dc.description.abstract A eficácia do design de hipermídias é dependente de muitos fatores, incluindo as abordagens de design e métodos seguidos. A era do desenvolvimento ágil trouxe problemas para as equipes de desenvolvimento que precisam criar rapidamente interfaces gráficas para hipermídias, o que fomentou o interesse na integração do design de experiência do usuário e desenvolvimento ágil. Devido a isso, um processo chamado "Rapid Metaphor Processing? foi proposto para auxiliar o desenvolvimento rápido de interfaces gráficas para hipermídias. Inicialmente, a teoria de Metáforas conceituais é analisada, remontando autores que indicam ser este um aspecto imperativo para a comunicação e interação humana com hipermídias. Uma abordagem baseada neste conceito é então definida como um processo de projeto, sob a hipótese de que é possível, com a manutenção paralela de um senso de design centrado no usuário, agilizar soluções criativas. O processo então foi aplicado em um workshop, em quatro diferentes projetos que utilizaram o sistema proposto para desenvolver hipermídias, tendo como objetivo analisar se o processo poderia melhorar a agilidade, o design centrado no usuário e a inovação dos produtos. Implicações de cada conceito são discutidas em detalhes para mostrar a importância e o valor do processo proposto para o processo global de design. Os dados sobre o uso do processo foram obtidos através de questionários pré e pós-workshop realizados com os participantes; bem como da observação do andamento do workshop e da análise da produção resultante. Verificou-se que o processo proposto amplia a velocidade de projetos de experiência do usuário para interfaces gráficas, ao mesmo tempo, promovendo a inovação e o design centrado no usuário.<br> pt_BR
dc.description.abstract The effectiveness of the hypermedia design is dependent on many factors, including the design approaches and followed methods. The era of agile development has brought problems for development teams that need to quickly create graphical interfaces for hypermedia, which fostered the interest in the integration of user experience design and agile development. Because of this, a process called "Rapid Metaphor Processing" was proposed to aid the rapid development of graphical interfaces for hypermedia. Initially, the theory of conceptual metaphors is reviewed, tracing authors who indicate that this is an imperative aspect for communication and human interaction with hypermedia. An approach based on this concept is then defined as a design process, under the assumption that it is possible, with the parallel maintaining a sense of user-centered design, to streamline creative solutions. The process was then applied in a workshop in four different projects that used the proposed system to develop hypermedias, aiming to examine whether the process could improve the agility, the user-centered design and product innovation. Implications of each concept are discussed in detail to show the importance and value of the proposed process for the global design process. Data on the use of the process were obtained through pre and post workshop questionnaires conducted with the participants; as well as the observation of the progress of the workshop and analysis of the resulting products. It was found that the proposed method enhances the speed of user experience designs for graphical interfaces, while fostering innovation and user-centered design. en
dc.format.extent 195 p.| il., grafs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis pt_BR
dc.subject.classification Design pt_BR
dc.subject.classification Multímidia interativa pt_BR
dc.subject.classification Interfaces graficas de usuario (Sistema de Computador) pt_BR
dc.subject.classification Metafora pt_BR
dc.title Metáforas conceituais para design de hipermídias pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
328081.pdf 2.309Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar