dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Valim, Alexandre Busko |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Villela, Lucas Braga Rangel |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2015-02-05T21:14:35Z |
|
dc.date.available |
2015-02-05T21:14:35Z |
|
dc.date.issued |
2014 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
328600 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129562 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História, Florianópolis, 2014 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A seguinte dissertação é uma reflexão acerca da atuação direta de grupos civis como agentes do Golpe Civil-Militar no Brasil em 1964, dando ênfase à importância da produção cinematográfica do Instituto de Pesquisa e Estudos Sociais - IPÊS, um grupo fundado em 1961 pela convergência de um posicionamento anticomunista com a ambição de reformar e remodelar o Estado brasileiro. A partir dessa análise da cinematografia do Instituto, mostramos como essa produção cinematográfica, repleta de imagens políticas e simbólicas, foi importante para a elaboração e legitimação de uma Cultura Política liberal, anticomunista, antipopulista e cristã. Esse discurso visava à preservação da nação diante da necessidade de construção de uma nova identidade nacional, a partir de concepções discutidas dentro das elites tecnocratas dos empresários das multinacionais e seguindo a logística capitalista embasada pela Aliança para o Progresso da América Latina e os preceitos religiosos da Encíclica Mater et Magistra. Dessa forma, nesta dissertação questionamos a possibilidade de vislumbrar uma Cultura Política dentro do discurso cinematográfico do IPÊS e a importância dessa atividade de propaganda na organização de um movimento político, tal como um partido, para arquitetar o Golpe ao governo de João Goulart.<br> |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Abstract: The following essay is part of a reflection on the direct action ofcivil groups as agents of Civil-Military coup in Brazil in 1964,emphasizing the importance of film production from the Instituto dePesquisa e Estudos Sociais - IPÊS, a group founded in 1961 by aconvergence of a anticommunism position with the ambition to reformand reshape the Brazilian State. From this analysis about thecinematography of Institute, we show how this productions, full ofpolitical and symbolic images, was important for the development andlegitimization of a liberal, anti-comunist, anti-populist and ChristianPolitical Culture. This speech was intended to preserve of the nationbefore the need to build a new national identity from concepts discussedwithin the multinational´s technocrats elite and the capitalist logisticgrounded by the Alliance for Progress in Latin America and thereligious precepts of Encyclical Mater et Magistra. Thus, thisdissertation question the possibility of glimpse a Political Culture on thecinematograph discourse of IPÊS and the importance of this activityadvertising in organizing a political movement, as a party, tomastermind the coup in João Goulart´s government. |
en |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.subject.classification |
História |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Golpes de estado |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Historia |
pt_BR |
dc.subject.classification |
1964 |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Cultura política |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Cinema |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Historia |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Movimentos sociais |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Ciencias sociais |
pt_BR |
dc.title |
Os quinze ramos do IPÊS: uma análise histórica dos audiovisuais do Instituto de Pesquisa de Estudos Sociais |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |