Ao som do Ijexá: afirmação política e expressão religiosa nos afoxés de Olinda e Recife - PE

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Ao som do Ijexá: afirmação política e expressão religiosa nos afoxés de Olinda e Recife - PE

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Domínguez, María Eugenia pt_BR
dc.contributor.author Souza, Gabriella Silva de pt_BR
dc.date.accessioned 2015-04-29T21:04:44Z
dc.date.available 2015-04-29T21:04:44Z
dc.date.issued 2014 pt_BR
dc.identifier.other 332930 pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132435
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Florianópolis, 2014. pt_BR
dc.description.abstract Como uma expressão da cultura negra em Pernambuco, o Afoxé se constituiu como uma manifestação cultural onde se intercruzam os campos artístico, político e religioso. Fundamenta-se nas religiões de matriz africana de culto aos Orixás, e utiliza seus elementos artísticos, tais como a música, a dança e a estética para produzir desdobramentos políticos e sociais. Em Pernambuco, essa manifestação cultural surge como uma aliada política dos militantes negros locais. Portanto, tendo como foco as práticas do Afoxé em Recife e Olinda, nesta pesquisa pretende-se refletir - nas dinâmicas atuais - os processos de construções e expressões identitárias e os sentidos atribuídos à cultura negra em Pernambuco. As reflexões acerca das noções de cultura negra ou práticas culturais negras na diáspora são abordagens que norteiam o presente trabalho, uma vez que evidenciam os processos de ressignificações desenvolvidos pelos praticantes do Afoxé, as suas organizações e mobilizações em meio às práticas religiosas.<br> pt_BR
dc.description.abstract Abstract : As an expression of black culture in Pernambuco, Afoxé was constituted as a cultural manifestation where artistic, political and religious fields intersect. It is grounded on the African-based religions who worship the Orishas, and use their artistic elements such as music, dance and aesthetics to produce political and social outspread. In Pernambuco this cultural manifestation appears as a political ally of local black activists. Therefore, focusing on the Afoxé practices in Recife and Olinda - and their current dynamics -, this research intends to reflect on the processes of identity construction and expression and the meanings attributed to black culture in Pernambuco. The reflections on the notions of black culture or black cultural practices in the diaspora are approaches that guide this present work, as they accentuate the processes of reinterpretation developed by Afoxé practitioners, their organizations, and mobilizations amidst religious practices. en
dc.format.extent 105 p.| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Antropologia pt_BR
dc.subject.classification Antropologia social pt_BR
dc.subject.classification Cultos afro-brasileiros pt_BR
dc.subject.classification Negros pt_BR
dc.subject.classification Aspectos antropológicos pt_BR
dc.subject.classification Olinda (PE) pt_BR
dc.subject.classification Recife (PE) pt_BR
dc.subject.classification Diáspora africana pt_BR
dc.title Ao som do Ijexá: afirmação política e expressão religiosa nos afoxés de Olinda e Recife - PE pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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