dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Sousa, Richard Perassi Luiz de |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Sá, Túlio Henrique Mandolesi |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2015-04-29T21:05:09Z |
|
dc.date.available |
2015-04-29T21:05:09Z |
|
dc.date.issued |
2014 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
333048 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132438 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Design e Expressão Gráfica, Florianópolis, 2014. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Na primeira metade do século XX, período histórico do modernismo artístico, a linguagem gráfico-visual apresentou formas geometrizadas e minimalistas. Porém, no final do mesmo século, o desenvolvimento da tecnologia digital em computação gráfica possibilitou a composição de elementos gráficos mais expressivos ou sobrecarregados de efeitos estéticos. A partir da década de 1980, a popularização dos equipamentos computacionais de mesa, com interfaces videográficas interativas e amigáveis, fez com que a visualidade gráfico-digital fosse dominada pelo estilo maximalista pós-modernista, sendo desconsiderados os fundamentos formalistas e minimalistas propostos pela escola alemã Bauhaus e as tradicionais estilizações geométricas do sistema iconográfico ISOTYPE. Atualmente, o mercado digital é dominado pelo comércio de aparelhos digitais móveis, como tablets e smartphones, e às variações estilísticas dos elementos gráficos presentes nestes são atribuídas as denominações de Skeumorfismo e Flat Design. As informações decorrentes da realização de pesquisa exploratória evidenciam uma coincidência entre a diminuição dos formatos destes dispositivos digitais móveis e a revisão estilística dos elementos gráficos presentes nestas interfaces digitais, apresentando uma recuperação parcial da estética geometrizada e minimalista proposta no início do século passado. Neste estudo, os focos foram os elementos gráficos compositores das interfaces dos sistemas operacionais iOS 7, da marca Apple, e o Windows 8 da marca Microsoft. Os resultados produzidos evidenciam a existência de motivações tecnológicas e gerenciais relacionadas à área de Design, as quais justificam o uso do estilo gráfico denominado Flat Design para a representação dos elementos gráficos presentes nestas interfaces estudadas. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Abstract : In the first half of the twentieth century, historical period of artistic modernism, the graphic-visual language presented geometrical and minimalist forms. But at the end of that century, the development of digital technology in computer graphics enabled the composition more expressive graphics or overloaded aesthetic effects. From the 1980s, the popularity of computer equipment table, with interactive and friendly videographic interfaces, made the graphic-digital visuality was dominated by post modernist maximalist style, and disregarding the formalist and minimalist foundations proposed by the German school Bauhaus and traditional geometric stylizations of iconographic system isotype. Currently, the digital market is dominated by the trade of mobile digital devices such as tablets and smartphones, and stylistic variations of the graphic elements are assigned the names of Skeumorfismo and Flat Design. The information resulting from the completion of exploratory research show a coincidence between the reduction in the mobile digital devices and formats the stylistic revision of the present graphics in these digital interfaces, with a partial recovery of geometrized and minimalist aesthetic proposal at the beginning of the last century. In this study, the focuses were the composers graphics interfaces of iOS7 operating systems, Apple brand, and Windows 8 Microsoft brand. The results produced evidence the existence of technological and managerial motivations related to the area of Design, which justify the use of graphic style called Flat Design for the representation of graphic elements present in these studied interfaces. |
en |
dc.format.extent |
91 p.| il. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Engenharia e gestão do conhecimento |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Dispositivos móveis |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Interface de programas aplicativos (Software) |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Comunicação visual |
pt_BR |
dc.title |
O estilo gráfico flat design na gestão da interface visual nos dispositivos móveis |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |