Sons do sul: performances e poéticas do rap em Porto Alegre

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Sons do sul: performances e poéticas do rap em Porto Alegre

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Domínguez, María Eugenia pt_BR
dc.contributor.author Pinto, Vinícius Teixeira pt_BR
dc.date.accessioned 2015-09-22T04:06:15Z
dc.date.available 2015-09-22T04:06:15Z
dc.date.issued 2015 pt_BR
dc.identifier.other 334651 pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/135100
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Florianópolis, 2015. pt_BR
dc.description.abstract Partindo das contribuições de debates originados em torno da Antropologia da música, esta etnografia procura apresentar como o rap e alguns conceitos relativos a ele atualizam-se em diferentes performances musicais. Para tanto, amparou-se em pesquisa de campo, realizada em Porto Alegre e região metropolitana, durante a primeira metade do ano de 2014. Os esforços que este texto faz objetivam reportar as experiências de diálogo com alguns músicos locais, com o intuito de recriar as festas, os shows e demais momentos relativos à audição de músicas do gênero em questão. Os eventos escolhidos para as descrições detalhadas foram: duelos de rima, rodas de improviso, shows, gravações de cds e gravações de videoclipes. Todos eles foram abordados como atos comunicativos nos quais prevalece a função poética. A relevância deste tipo de proposta se dá ao considerar a música enquanto uma obra aberta, no sentido dado por Eco, isto é, algo que é construído entre um emissor e, ao mesmo tempo, um receptor. Assim, as músicas não podem existir de modo atemporal, mas apenas quando atualizadas em performances. Portanto, buscou-se relatar estas experiências musicais com a maior riqueza de detalhes possíveis, considerando o pesquisador também um participante destes eventos. Concomitantemente, discute-se os conceitos elaborados por músicos e apreciadores do gênero musical para classificar tais performances. A respeito deste ponto, foi percebida uma distinção  crucial para os artistas  entre músicas improvisadas e músicas memorizadas. Neste sentido, o texto procura salientar as expectativas que cada categoria de eventos proporciona aos performers, abordando as variedades de linguagens (verbal, musical, visual, etc.) e temas nas músicas. Além disso, discute-se com atenção especial o modo como a categoria  rap gaúcho é usada para definir músicas do hip hop feitas em Porto Alegre. Finalmente, esta etnografia procura oferecer contribuições para analisar as poéticas do hip hop, chamando atenção para sua característica geral enquanto poesia oral, mas, também apontando de que maneira outras sensorialidades  além da auditiva  são fundamentais para construção destas narrativas musicais.<br> pt_BR
dc.description.abstract Resumen : Partiendo de las contribuciones de debates originados en torno a la Antropología de la música, esta etnografía busca presentar como el rap y algunos conceptos relativos al mismo se actualizan en diferentes performances musicales. Para ello, se amparó en investigación de campo, realizada en Porto Alegre y región metropolitana, durante la primera mitad de 2014. Este texto realiza esfuerzos para relatar las experiencias de diálogo con algunos músicos locales, con la intención de recrear las fiestas, los shows y demás momentos relativos a la audición de música del género en cuestión. Los eventos escogidos para las descripciones detalladas fueron: duelos de rima, ruedas de improvisación, shows, grabaciones de cds y grabaciones de videoclips. Todos ellos fueron abordados como actos comunicativos en los cuales prevalece la función poética. La relevancia de este tipo de propuesta se da al considerar la música como obra abierta, en el sentido dado por Eco, esto es, algo construído entre un emisor y, al mismo tiempo, un receptor. Así, las músicas no pueden existir de modo atemporal, sino únicamente cuando actualizadas en performances. Por tanto, se buscó relatar estas experiencias musicales con la mayor riqueza de detalles posibles, considerando, naturalmente, al investigador como un participante de estos eventos. Al mismo tiempo, se discuten los conceptos elaborados por músicos o aficionados del género musical para clasificar tales performances. Respecto a este punto, fue percibida una distinción ? crucial para los artistas ? entre músicas improvisadas y músicas memorizadas. En este sentido, el texto busca resaltar las expectativas que cada categoría de eventos proporciona a los performers, abordando las variedades de lenguajes (verbal, musical, visual, etc) y temas en las músicas. Además de eso, se discute con atención especial el modo como la categoría ?rap gaucho? se usa para definir músicas hip hop hechas en Porto Alegre. Finalmente, esta etnografía busca ofrecer contribuciones para analizar las poéticas del hip hop, llamando la atención sobre su característica general como poesía oral, pero también apuntando la manera en que otras sensorialidades ? además de la auditiva ? son fundamentales para la construcción de estas narrativas musicales. en
dc.format.extent 183 p.| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Antropologia pt_BR
dc.subject.classification Antropologia social pt_BR
dc.subject.classification Hip-hop (Cultura popular jovem) pt_BR
dc.subject.classification Aspectos antropológicos pt_BR
dc.subject.classification Porto Alegre (RS) pt_BR
dc.subject.classification Rap (Música) pt_BR
dc.subject.classification Aspectos antropológicos pt_BR
dc.subject.classification Porto Alegre (RS) pt_BR
dc.title Sons do sul: performances e poéticas do rap em Porto Alegre pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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