Para uma etnografia da música eletroacústica: entre sons e máquinas em laboratórios de música

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Para uma etnografia da música eletroacústica: entre sons e máquinas em laboratórios de música

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Bastos, Rafael José de Menezes pt_BR
dc.contributor.author Severo, Fabiana Stringini pt_BR
dc.date.accessioned 2015-09-22T04:09:17Z
dc.date.available 2015-09-22T04:09:17Z
dc.date.issued 2015 pt_BR
dc.identifier.other 334391 pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/135132
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Florianópolis, 2015. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho trata dos resultados de uma etnografia realizada durante no ano de 2014 na cidade de São Paulo com três grupos ligados à pesquisa musical em departamentos de música das seguintes instituições de ensino superior: FASM, USP e UNESP. Esses grupos têm em comum o fato de trabalharem, com maior ou menor proximidade, com a chamada música eletroacústica, um tipo de música ligada à pesquisa e à academia no Brasil. Diferencia-se da música eletrônica dançante ou da cultura de música eletrônica de DJs, podendo ser também chamada de música eletrônica erudita. O trabalho etnográfico baseou-se em algumas premissas da Teoria do Ator-Rede (ANT) e na noção de etnografia da música de Seeger. Além disso, também são apresentadas algumas considerações sobre a relação entre música e máquinas/tecnologia, bem como a produção, a circulação e a recepção de música eletroacústica no contexto da pesquisa. Faço, ainda, apontamentos sobre as experiências sociais e perceptivas/sensoriais do concerto de música acusmática.<br> pt_BR
dc.description.abstract Résumé : Ce travail porte sur lês résultats d une ethnographie menée au cours de l anée 2014 dans la ville de São Paulo avec trois groupes liés à la recherche musicale dans les départaments de musique des étlablissements d enseignement supérieur suivants : FASM, USP et UNESP. Ces groupes ont en commun le fait qu ils travailaient, plus ou moins proches, avec la dite musique électroacoustique, un type de musique liées à la recherche et le milieu universitaire au Brésil. Elle diffère de la musique électronique de danse ou de la culture de la musique électronique de DJs, et peut également être appelée musique electronique érudite. L étude ethnographique a été basé sur des hypothèse de la théorie de l acteur-réseau (ANT) et sur la notion de ethnographie de la musique de Seeger. En outre, sont également présentés quelques considerations sur la relation entre la musique et les machines/ la technologie, et de la production, la circulation et la réception de la musique électroacoustique dans le contexte de cette recherche. Je note également sur les experiences sociales et perceptives/sensorielles du concert de musique acousmatique. en
dc.format.extent 228 p.| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Antropologia pt_BR
dc.subject.classification Antropologia social pt_BR
dc.subject.classification Musica pt_BR
dc.subject.classification Aspectos antropológicos pt_BR
dc.subject.classification Tecnologia pt_BR
dc.subject.classification Etnologia pt_BR
dc.title Para uma etnografia da música eletroacústica: entre sons e máquinas em laboratórios de música pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR
dc.contributor.advisor-co Domínguez, María Eugenia pt_BR


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