dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Santos, Cesar Floriano dos |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Rossete Junior, Everton Nazareth |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2015-11-10T03:07:19Z |
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dc.date.available |
2015-11-10T03:07:19Z |
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dc.date.issued |
2015 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
335966 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136324 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade, Florianópolis, 2015. |
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dc.description.abstract |
Num tempo onde tudo é concebido como mera imagem a ser consumida rapidamente, a cidade não fica imune e também vira um produto, e o espaço público urbano se torna um potencial cenário dessa espetacularização. Com o recuo da vida pública para os espaços privados, ocorreu a busca da homogeneização cultural com a sobreposição de culturas tidas como globais sobre as locais, e a eliminação dos espaços abertos à expressão de conflitos. Das funções da cidade, sobrou o morar, o trabalhar e o deslocar-se. A presente pesquisa, além de contextualizar o cenário atual, mostra a potencialidade da arte teatral exercida nos espaços públicos como forma de resistência, expressão da diversidade cultural e exercício da política e cidadania em um ambiente democrático, agenciando formas de ocupação urbana, através do estudo da atuação do ERRO Grupo de Teatro na cidade de Florianópolis-SC.<br> |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Abstract : In times when everything is conceived as mere image to be rapidly consumed, cities are not immune and become products as well, and public urban space becomes a potential scenario of such spectacularization. With the withdraw of public life into private spaces, the seek for cultural homogenization occurred, with the overlapping of cultures considered global over the local ones, and the elimination of spaces open to expression and conflicts. From the functions of the city, the remaining ones are living, working and moving. The present research, in addition of contextualizing the current scenario, shows the potentials of theatrical art exercised on public spaces as a way of resistance, expression of cultural diversity and exercise of politics and citizenship in a democratic environment, as assemblage of urban occupation forms, through the study of ERRO Grupo?s performance on the city of Florianópolis. |
en |
dc.format.extent |
143 p.| il. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.subject.classification |
Arquitetura |
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dc.subject.classification |
Espaços públicos |
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dc.subject.classification |
Florianópolis (SC) |
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dc.subject.classification |
Planejamento urbano |
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dc.subject.classification |
Florianópolis (SC) |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Teatro de rua |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Florianópolis (SC) |
pt_BR |
dc.title |
O teatro agenciando ocupações urbanas: a atuação do ERRO Grupo em Florianópolis |
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dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
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