Abstract:
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Este trabalho trata da história do grupo teatral brasileiro, Dzi Croquettes. Motivada pela escassez de material sobre o objeto de minha monografia, iniciei esta pesquisa com o intuito de sanar a curiosidade que senti quando entrei em contato com o grupo, pela primeira vez, em 2009, através do documentário “Dzi Croquettes” de Tatiana Issa e Raphael Alvarez. As implicações do trabalho dos Dzi Croquettes reverberam até hoje. No âmbito cênico eles trouxeram muitas novidades para o palco. No quesito social, transformaram a forma de pensar, agir e se vestir de toda uma geração. Por fim, no que tange à política, sem levantar bandeira à nenhum movimento, promoveram uma revolução comportamental. Como tema central da abordagem dos Dzi Croquettes está o Andrógino, ponto fundamental para a abertura dos debates sobre gênero e sexualidade, que o grupo promoveu. A forma com que se relacionavam, dentro e fora do palco, abrangeu estes debates para o questionamento do núcleo familiar, por se tratar do período da ditadura militar brasileira. Para minha pesquisa, o Arquivo Miroel Silveira, que reúne boa parte dos documentos oficiais da censura no Brasil, foi de bastante valor para entender as lacunas da história dos Dzi Croquettes, causadas pela falta de material disponível. Também fundamental foi o livro A Palavra Mágica da antropóloga e tiete do grupo, Rosemary Lobert, que descreve a vivência do grupo, dentro e fora de cena. E por fim, a análise sobre androginia da antropóloga Sônia Weidner Maluf, “O Dilema de Cênias e Tirésias: Corpo, Pessoa e as Metamorfoses de Gênero”, contribuiu para a conceituação sobre a temática do grupo. |