Êxodos e encruzilhadas da missa dos quilombos

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Êxodos e encruzilhadas da missa dos quilombos

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Leite, Ilka Boaventura pt_BR
dc.contributor.author Oliveira, Augusto Marcos Fagundes pt_BR
dc.date.accessioned 2016-04-19T04:04:33Z
dc.date.available 2016-04-19T04:04:33Z
dc.date.issued 2015 pt_BR
dc.identifier.other 337992 pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160641
dc.description Tese (doutorado)- Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Florianópolis, 2015. pt_BR
dc.description.abstract Reflito a Missa dos Quilombos, na qual a metáfora quilombo é acionada em celebração eucarística como manifestação de fé religiosa, afluindo como ferramenta de luta de poder e expressão estética e poética. Proibida pelo Vaticano de ser celebrada enquanto eucaristia, tal expressão de luta política percorre sua condição diaspórica da igreja para o teatro. Indago como esta celebração evoca a emergência identitária, como o quilombo é reconfigurado e ressemantizado. Tomo por base três versões da Missa: a celebração eucarística ocorrida no Recife em 1981, no lugar onde havia sido exposta a cabeça de Zumbi de Palmares no ano de 1695. Também a contra-celebração dos 100 Anos da Abolição ocorrida nos Arcos da Lapa, Rio de Janeiro, em maio de 1988; e montagens teatrais produzidas pela Companhia Ensaio Aberto do Rio de Janeiro desde 2002.<br> pt_BR
dc.description.abstract Abstract : I ponder the Missa dos Quilombos, in which the metaphor quilombo is driven in Eucharistic celebration as manifestation of religious faith, surging as power struggle tool as aesthetic and poetic expression. Forbidden by the Vatican to be celebrated as Eucharist, such expression of political struggle traverses its diasporic condition from the church to the theater. I inquire how this celebration evokes identity emergence, how quilombo is reconfigurated and resignified. Based on three versions of the Mass: the Eucharistic celebration held in Recife in 1981, at the place where there were been exposed the head of |Zumbi of Palmares in the year of 1695. Also the counter-celebration of 100 Years of Abolition that occurred in Arcos da Lapa, Rio de Janeiro, in May 1988; and theatrical productions made by the Companhia Ensaio Aberto, Rio de Janeiro, since 2002. en
dc.format.extent 388 p.| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Antropologia pt_BR
dc.subject.classification Quilombos pt_BR
dc.subject.classification Igreja Catolica pt_BR
dc.title Êxodos e encruzilhadas da missa dos quilombos pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR


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