Teatro e Subjetividade O exercício de teatro como fator de transformação do jovem

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Teatro e Subjetividade O exercício de teatro como fator de transformação do jovem

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Devos, Rafael Victorino
dc.contributor.author Dutra, Camila Horbatiuk
dc.date.accessioned 2016-06-21T18:43:46Z
dc.date.available 2016-06-21T18:43:46Z
dc.date.issued 2016-06-21
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/163607
dc.description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Antropologia. pt_BR
dc.description.abstract O presente Trabalho de Conclusão de Curso é uma pesquisa de cunho antropológico que busca discutir questões relacionadas às influências do exercício teatral na transformação da subjetividade. Para conseguir trabalhar com o tema de forma palpável e de acordo com os moldes da disciplina, foi necessário um recorte, definir de quem é a subjetividade de que quero falar, que se traduziu na escolha do campo: o Núcleo Cênico do Colégio Catarinense (NUCCA), composto por dois professores e mais de sessenta estudantes. Nesta pesquisa, utilizei da experiência em campo, acompanhando as atividades do grupo de teatro durante 2014, para discutir transformações que podem ocorrer nos sujeitos em decorrência do exercício de teatro. Partindo desta questão principal, apresento o contexto de realização da pesquisa, algumas das intersecções entre teatro e antropologia que o trabalho de campo sugeriu, em especial os exercícios e atividades que foram feitos no grupo NUCCA, e as possíveis transformações decorrentes de tais práticas. O tema dos ritos de passagem – e principalmente o momento da liminaridade – permeia todo o trabalho, numa busca por traçar um paralelo entre a experiência vivida pelos estudantes em um ano de aulas de teatro e a teoria de Victor Turner. pt_BR
dc.description.abstract The present Paper is an anthropological research that aims to discuss issues related to the influences of theatrical exercise in the transformation of subjectivity. To be able to work with the theme in a tangible form and according to the patterns of the discipline, a cutout had to be made, define of whom is the subjectivity that I want to speak was necessary, and it was reflected in the field’s choice: the Núcleo Cênico do Colégio Catarinense (NUCCA), composed by two teachers and over sixty students. In this research, I used the field experience, following the activities of the theater group during 2014 to discuss changes that may occur in the subject due to the theater exercise. From this main issue, I present the context of carrying out the research, some of the intersections between theater and anthropology that the fieldwork suggested, in particular exercises and activities that have been made in NUCCA group, and the possible changes occurring as a result of such activities. The theme of the rites of passage - and especially the moment of liminality - permeates the entire work, a search to draw a parallel between the experiences of the students in a year of acting classes and the theory of Victor Turner. pt_BR
dc.format.extent 57 f. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject teatro pt_BR
dc.subject subjetividade pt_BR
dc.subject performance pt_BR
dc.title Teatro e Subjetividade O exercício de teatro como fator de transformação do jovem pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


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