A escada que não era para subir e outras controvérsias em uma exposição de arte digital interativa

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A escada que não era para subir e outras controvérsias em uma exposição de arte digital interativa

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Rifiotis, Theophilos pt_BR
dc.contributor.author Malgarin Filho, Marcello da Silva pt_BR
dc.date.accessioned 2016-09-20T04:24:56Z
dc.date.available 2016-09-20T04:24:56Z
dc.date.issued 2016 pt_BR
dc.identifier.other 341641 pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/167832
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Florianópolis, 2016. pt_BR
dc.description.abstract Baseado na estada em campo no Festival Internacional de Linguagem Eletrônica (FILE) em Belo Horizonte, no período de Maio de 2014, investiguei o fluxo de interações em uma exposição de arte em formato interativo. Vinculado à perspectiva de múltiplos agenciamentos, problematizo, também, a relação entre os diversos atores ligados nesse contexto, tais como espectadores, monitores, artistas, corpo técnico, ambiente e as próprias obras de arte. Dessa forma, priorizo pensar de forma assimétrica o fluxo da exposição. Para tal, o uso da cartografia de controvérsias foi fundamental para a análise da experiência de estar em campo e na localização dos debates. Também trato do papel da interatividade nesse formato de arte e de que maneira esta ocupa papel central em minha abordagem e nas escolhas metodológicas e epistemológicas. Com isso, relaciono a questão da agência e da interatividade no contexto da exposição em que realizei minha pesquisa etnográfica e nas teorias de arte digital interativa.<br> pt_BR
dc.description.abstract Abstract : Based on the field research at the Festival Internacional de Linguagem Eletrônica (FILE) in Belo Horizonte, in the period from May 2014, I investigated the flow of interactions in an art exhibition in interactive format. Linked to the prospect of multiple assemblages, I am questioning, too, the relationship between the various actors linked in this context, such as viewers, monitors, artists, staff, environment and the works of art. Thus, I prioritize the asymmetrically thinking about the exposure flow. For this, the use cartography of controversies was essential to analyze the experience of being on the field and the location of the debates. Also, I deal with the role of interactivity in this art form and how this plays a central role in my approach, besides the methodological and epistemological choices. With this, I relate the issue of agency and interactivity in the art exhibition context in which I made my ethnographic research and in the interactive digital art theories. en
dc.format.extent 87 p.| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Antropologia pt_BR
dc.subject.classification Antropologia social pt_BR
dc.subject.classification Arte digital pt_BR
dc.subject.classification Aspectos antropológicos pt_BR
dc.title A escada que não era para subir e outras controvérsias em uma exposição de arte digital interativa pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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