Interfaces tangíveis em simuladores veiculares: componentes para um protocolo de avaliação de usabilidade

DSpace Repository

A- A A+

Interfaces tangíveis em simuladores veiculares: componentes para um protocolo de avaliação de usabilidade

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Gonçalves, Berenice Santos pt_BR
dc.contributor.author Reis, Alessandro Vieira dos pt_BR
dc.date.accessioned 2016-09-20T04:30:16Z
dc.date.available 2016-09-20T04:30:16Z
dc.date.issued 2016 pt_BR
dc.identifier.other 341343 pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/167886
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Design e Expressão Gráfica, Florianópolis, 2016. pt_BR
dc.description.abstract A partir do final dos anos 1990, inovações tecnológicas relacionadas à interação de usuários e sistemas digitais proporcionaram o advento de um novo campo de estudos em Design. Trata-se das Interfaces Tangíveis, que podem ser definidas como o uso de objetos e ambientes físicos para emissão de comandos e feedback em interações digitais, onde a usabilidade possui parâmetros distintos das interfaces gráficas. Nesse contexto, esta pesquisa teve por objetivo a identificação de componentes para um protocolo de avaliação de usabilidade de Interfaces Tangíveis naturais e de incorporação ambiental, isto é, que consistem no design de todo um ambiente para promover uma interação intuitiva. A abordagem metodológica utilizada é de natureza qualitativa e exploratória, consistindo em: a) Revisão sistemática na literatura relativa a Interfaces Tangíveis e b) Testes de usabilidade de um produto que proporciona interação tangível ambiental (um simulador de motocicleta). Como resultados foram identificados componentes para um protocolo de avaliação: seis dimensões gerais de análise de usabilidade identificadas pela literatura especializada (Usuário, Instrutor, Ambiente Físico, Artefato Real, Cenário Intangível e Relação Real-Virtual), sendo cada dimensão constituída por fatores específicos oriundos dos testes de usabilidade realizados.<br> pt_BR
dc.description.abstract Abstract : With the emergence, from the late 1990s, of technological innovations related to the interaction of users and systems, it has been the advent of a new field of study in Design: the tangible user interfaces. Such interfaces can be defined as the use of objects and physical environments for issuing commands and feedback in digital interactions where usability has different parameters of the graphical interfaces. This research aims to stablish components for a protocol for assessment of tangible interface, specially those of the environmental type, ie, consisting of the design of an entire physical environment with the purpose digital interaction. The methodological approach for this research is qualitative and exploratory, consisting of: a) Systematic reviewing of the literature on tangible interfaces; b) Usability testing of a product that provides tangible environmental interaction (a motorcycle simulator). As result is had been identified components for a protocol for assessment which includes general criteria for usability described in the specialized literature and specific items identified by tests. en
dc.format.extent 129 p.| il., grafs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Desenho gráfico pt_BR
dc.subject.classification Interfaces de usuário (Sistemas de computação) pt_BR
dc.subject.classification Interação homem-máquina pt_BR
dc.subject.classification Cognição pt_BR
dc.subject.classification Usabilidade pt_BR
dc.title Interfaces tangíveis em simuladores veiculares: componentes para um protocolo de avaliação de usabilidade pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
341343.pdf 5.682Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar