dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Gomez, Luiz Salomão Ribas |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Alves, Clarissa Martins |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2016-09-20T04:49:49Z |
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dc.date.available |
2016-09-20T04:49:49Z |
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dc.date.issued |
2016 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
339949 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168065 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Design e Expressão Gráfica, Florianópolis, 2016 |
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dc.description.abstract |
O presente trabalho destaca os estudos de tendências como prática entre a antropologia e o design. Assumindo-se um conceito semiótico de cultura, compreende-se a interpretação cultural e os estudos de tendências como uma ciência interpretativa na busca de significados. Sob uma perspectiva experiencial do design, pretendeu-se situar os estudos de tendências no contexto do design entendendo o designer não apenas como como criador de artefatos, mas como criador de cultura e principal proponente de experiências futuras entre as pessoas e o mundo projetado. Por meio de uma pesquisa aplicada, a qual teve como cenário a disciplina de Tendências do Curso de Bacharelado em Design da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), este trabalho buscou considerar os estudos de tendências na prática do design sob um viés antropológico. Ao considerar o design como prática interpretativa e generativa, sugere-se que as visões de futuro entregues pela pesquisa de tendências não são apenas uma referência para projetos de design, mas sim produtos de design, sendo elas mesmas fruto de uma prática criativa. Dessa forma, após uma exploração fundamentada, delineou-se a proposição de algumas intervenções práticas ao longo da disciplina, as quais constituíram-se na fase aplicada deste trabalho. As intervenções propostas foram realizadas em forma de saídas de campo e workshops, considerando abordagens metodológicas na intersecção entre design e antropologia e amparadas pelo campo de estudo emergente intitulado design anthropology. Por meio de práticas reflexivas e generativas e amparados por métodos, técnicas e tecnologias de pesquisa emergentes, este estudo descreveu um modo de pesquisa que culminou em visualizações de futuro (tendências) antropologicamente informadas e apresentadas por meio de vídeos de tendências (trend videos) e cadernos de tendências (trend books). A proposta demonstrou-se interessante à medida que permitiu o registro in situ de um modo de pesquisa e auxiliou na elaboração de discursos prescritivos baseados em forças atuantes na contemporaneidade e orientados à condução da racionalidade que sustenta o projeto de experiências futuras, as quais poderão constituir-se em delineamentos do mundo projetado. <br> |
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dc.description.abstract |
Abstract : This inquiry highlights the trend studies as a practice between anthropology and design. Assuming a semiotic concept of culture, we understand the cultural interpretation and trend studies as interpretative science in search of meanings. Under an experiential design perspective, we set the trend studies in the context of design, understanding the designer not only as a creator of artifacts, but as culture maker and leading proponent of future experiences between people and the designed world. Through an applied research, which took place at the Trend classes of the Undergraduate Course of Design at the Federal University of Santa Catarina (UFSC), this study aimed to consider the trend studies as design practice from an anthropological bias. Considering design as an interpretative and generative practice, it is suggested that the visions of the future delivered by trend research is not just a reference to design projects, but also design products while being themselves the result of a creative practice. Thus, after an informed exploration we outline some practical interventions along the course. This applied step of this work was carried out in the form of fieldworks and workshops. These proposed interventions consider methodological approaches at the intersection of design and anthropology and were supported by the emerging field of study, namely, design anthropology. Through reflective and generative practices and supported by methods, techniques, toolkits and emerging research technologies, this study described an investigation that resulted in future views (trends) anthropologically informed that were presented by trends videos and trend books. The proposal proved to be interesting as they allowed the recording in situ of a research mode and assisted in the development of prescriptive discourses based on driving forces in contemporary and oriented to conduct the rationale underpinning the future experiences of design, which may shape the projected world. |
en |
dc.format.extent |
183 p.| ils., tabs. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.subject.classification |
Desenho gráfico |
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dc.subject.classification |
Design |
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dc.subject.classification |
Antropologia |
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dc.title |
Poéticas do porvir: os estudos de tendências como prática entre o design e a antropologia |
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dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
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