A integração dos jogos eletrônicos na escola
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Knaul, Ana Paula |
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dc.contributor.author |
Mengarda, Edemar |
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dc.date.accessioned |
2016-09-28T18:13:43Z |
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dc.date.available |
2016-09-28T18:13:43Z |
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dc.date.issued |
2016-09-28 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168726 |
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dc.description |
TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
No contexto em que os jogos eletrônicos possibilitam e medeiam as relações sociais e algumas formas de comunicação, acredita-se ser de grande valia a sua utilização nas práticas pedagógicas na escola - espaço que em alguns momentos pode ser o único acesso de crianças e adolescentes a essa tecnologia. A partir desse preceito, o presente trabalho tem como objetivo analisar as potencialidades da integração dos jogos eletrônicos na escola. Inicialmente através de uma revisão de literatura, buscou-se mapear trabalhos relacionados à referente temática, conjuntamente com aprofundamento teórico em autores como Huizinga (2004), Gee (2009), Martín-Barbero (2000), Lankshear e Knobel (2003), Marc Prensky (2001) entre outros. Dessa forma, foi possível identificar práticas em que os jogos eletrônicos vêm sendo utilizados no processo de ensino e aprendizagem, além de perceber algumas relações entre a escola e as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) na contemporaneidade e pensar em práticas pedagógicas com jogos eletrônicos como estratégias aos processos de ensino. Como resultados da presente pesquisa, pode-se analisar o modo como os jogos eletrônicos se integrados à prática docente podem atrair e fomentar o interesse dos alunos através do lúdico, além de visualizar uma gama de possibilidades pedagógicas que podem ser facilitadoras nos processos de ensino e aprendizagem, ao aproximar e contextualizar os conteúdos curriculares à realidade dos alunos. Diante disso, considera-se como desafio na utilização dos jogos eletrônicos na escola, a fluência digital por parte dos professores; infra-estrutura da escola em relação ao uso dos mesmos, assim como o suporte e a manutenção para o uso destes, por fim, a flexibilidade dos currículos escolares para a adequação efetiva do uso dos mesmos nos processos de ensino e aprendizagem. |
pt_BR |
dc.format.extent |
41 |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject |
Jogos Eletrônicos |
pt_BR |
dc.subject |
Escola |
pt_BR |
dc.subject |
Práticas Pedagógicas |
pt_BR |
dc.title |
A integração dos jogos eletrônicos na escola |
pt_BR |
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