O uso dos jogos digitais como atividades didáticas no 2º ano do ensino fundamental

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O uso dos jogos digitais como atividades didáticas no 2º ano do ensino fundamental

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Abud, Cristiane de Castro Ramos
dc.contributor.author Lemos, Regiane da Fátima Franzoi
dc.date.accessioned 2016-09-30T18:38:16Z
dc.date.available 2016-09-30T18:38:16Z
dc.date.issued 2016-09-30
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168860
dc.description TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital. pt_BR
dc.description.abstract Esta monografia é uma pesquisa qualitativa que visa demonstrar a importância dos jogos digitais como atividades interativas e de aprendizagem no processo de alfabetização. Existem inúmeros métodos de alfabetização e letramento, onde cada docente busca utilizá-los de maneira que todos, ou quase todos os alunos alcancem os objetivos propostos para a alfabetização. A referida pesquisa demonstra ao longo dos capítulos a importância dos jogos digitais como auxilio no processo de alfabetização e letramento. Inicialmente apresenta relato de experiência com alunos no laboratório de informática e em sala de aula, onde utilizamos os jogos digitais como apoio para o processo de ensino aprendizagem. Apresenta entrevista levantando informações sobre as experiências com o uso da internet, tendo a finalidade de levantar os dados a respeito do perfil do uso, devido ou indevido, de informações, adequadas ou inadequadas, para crianças dessa idade, para assim poder focar e esclarecer as competências mais ajustadas à utilização como recurso de aprendizado. Apresenta os objetivos propostos para alfabetizar com a utilização de jogos educativos digitais, pontuando o fazer pedagógico de maneira lúdica, atrativa e prazerosa. Dando continuidade apresenta uma breve reflexão sobre o impacto que as TDIC podem ter nas escolas atualmente, visto que nossos alunos são nativos digitais acostumados a viver com as novas tecnologias e fazer uso delas diariamente. Para tanto, faz-se necessário que as escolas e principalmente professores, repensem sua pratica pedagógica a fim de que possam atender esse novo aluno. Apresenta ainda a importância dos jogos digitais, do lúdico como recursos auxiliares no processo de alfabetização. pt_BR
dc.format.extent 26 pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject Jogos digitais, ensino fundamental. pt_BR
dc.title O uso dos jogos digitais como atividades didáticas no 2º ano do ensino fundamental pt_BR
dc.type TCCes pt_BR


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