O jogo digital como um recurso metodológico para aulas de ciências: a experiência da Escola de Educação Básica Antonieta Silveira (Palmeira - SC)

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O jogo digital como um recurso metodológico para aulas de ciências: a experiência da Escola de Educação Básica Antonieta Silveira (Palmeira - SC)

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Reses, Gabriela de Leon Nóbrega
dc.contributor.author Alves, Fátima Aparecida do Amarante Coelho
dc.date.accessioned 2016-10-06T00:07:19Z
dc.date.available 2016-10-06T00:07:19Z
dc.date.issued 2016-10-05
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168990
dc.description TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital. pt_BR
dc.description.abstract Vivenciamos a era digital, onde a grande maioria da população, principalmente os adolescentes com quem trabalhamos, estão cercados por tecnologias como celulares, tablets, computadores, jogos digitais, entre outros. Esses recursos tecnológicos possuem diversas potencialidades pedagógicas que são comumente ignoradas pela escola, sendo ainda priorizadas estratégias, ferramentas e métodos vinculados ao ensino tradicional. Nesta perspectiva, necessitamos inovar as formas como ensinamos e começar a fazer uso das diferentes tecnologias digitais para a superação dos nossos desafios de ensino e maior motivação dos alunos. Os jogos digitais são recursos muito presentes no cotidiano dos alunos e pesquisas na educação vem buscando compreender o seu potencial para os processos educativos. O presente trabalho analisou a potencialidade pedagógica de um jogo digital voltado para o ensino de ciências, a partir de uma experiência de intervenção realizada com as turmas dos 8º anos do ensino fundamental da Escola de Educação Básica Antonieta Silveira, localizada no município Palmeira/SC. Nessa experiência foi utilizado o jogo Sistema Digestório (Ática Educacional) que tem como tema central os processos do sistema digestório e sua anatomia. O presente trabalho concluiu que o uso do jogo digital nas aulas de ciências é uma importante ferramenta que contribui para a contextualização, interação, visualização de estruturas, ludicidade e motivação, contribuindo para o alcance dos objetivos de aprendizagem almejados. pt_BR
dc.format.extent 32 f. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject Jogos digitais pt_BR
dc.subject Ensino de ciências pt_BR
dc.subject Educação na cultura digital pt_BR
dc.title O jogo digital como um recurso metodológico para aulas de ciências: a experiência da Escola de Educação Básica Antonieta Silveira (Palmeira - SC) pt_BR
dc.type TCCes pt_BR


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