O uso dos jogos digitais como recurso auxiliar no processo auxilio-aprendizagem: uma experiência como o Letroca-game em uma turma da 5º do ensino fundamental

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O uso dos jogos digitais como recurso auxiliar no processo auxilio-aprendizagem: uma experiência como o Letroca-game em uma turma da 5º do ensino fundamental

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Vieira, Kátia Regina Cunha Flôr
dc.contributor.author Santos, Janice Aparecida Gonçalves dos
dc.date.accessioned 2016-10-07T04:05:30Z
dc.date.available 2016-10-07T04:05:30Z
dc.date.issued 2016-10-07
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169028
dc.description TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital. pt_BR
dc.description.abstract O presente estudo busca analisar os resultados da aplicação de um jogo educativo digital em uma turma de anos iniciais do Ensino Fundamental, com intuito de identificar suas contribuições para o processo ensino-aprendizagem. A opção pelo tema da pesquisa e pelo jogo Letroca-game se deu em virtude da abordagem deste assunto em uma das disciplinas oferecidas durante a Especialização em Educação na Cultura Digital. Inicialmente são apresentadas algumas reflexões sobre o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na escola, a inserção do Computador na Educação, a implementação de laboratórios de informática nas escolas e o uso dos jogos digitais como recurso pedagógico. Em seguida relata-se a aplicação do jogo Letroca-game em uma turma de 5° ano do Ensino Fundamental, destacando-se aspectos referentes às interações estabelecidas e ao aprendizado dos alunos durante as atividades. Após a aplicação do jogo, os alunos foram orientados a responder a um questionário manifestando sua percepção sobre a importância dos jogos digitais como atividade pedagógica. Diante das observações realizadas pela professora titular da turma (responsável por este estudo) e da análise das respostas dos alunos ao questionário, observou-se que o uso de jogos digitais como o Letroca-game pode contribuir para desenvolver habilidades e estimular a participação ativa dos alunos na construção de conhecimentos, tornando este processo mais significativo e prazeroso. pt_BR
dc.format.extent 55 pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação; jogos digitais, Letroca- game, processo ensino-aprendizagem. pt_BR
dc.title O uso dos jogos digitais como recurso auxiliar no processo auxilio-aprendizagem: uma experiência como o Letroca-game em uma turma da 5º do ensino fundamental pt_BR
dc.type TCCes pt_BR


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