Uma análise sobre o uso de jogos digitais como atividade pedagógica em uma turma de 4º do ensino fundamental de uma escola de rede pública de ensino de Santa Catarina
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Vieira, Kátia Regina Cunha Flôr |
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dc.contributor.author |
Bernieri, João Carlos |
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dc.date.accessioned |
2016-10-09T03:04:37Z |
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dc.date.available |
2016-10-09T03:04:37Z |
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dc.date.issued |
2016-10-09 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169037 |
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dc.description |
TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Com a presença cada vez maior das novas tecnologias digitais de informação e comunicação no cotidiano das pessoas, muitas são as possibilidades de aproveitar estes recursos no âmbito escolar para melhorar a qualidade da educação oferecida. Dentre as tecnologias disponíveis, os jogos digitais surgem como uma ótima opção pedagógica. A escolha deste tema de pesquisa envolvendo a aplicação de jogos digitais se deu em virtude da abordagem deste assunto em uma das disciplinas oferecidas durante a Especialização em Educação na Cultura Digital. Assim, o presente trabalho busca verificar o potencial de uso dos jogos digitais como atividade pedagógica no ensino fundamental. Após o levantamento bibliográfico de pesquisadores que abordam esse tema, foram selecionados e aplicados três jogos eletrônicos nas áreas da Matemática, Português e Ciências para uma turma do quarto ano do ensino fundamental de uma escola da rede municipal de ensino de Coronel Freitas, Santa Catarina. Quinze alunos participaram da pesquisa. A análise da aplicação dos jogos e de sua utilização como atividade pedagógica foi complementada por informações obtidas através de questionários aplicados para os sujeitos envolvidos na pesquisa. Os resultados obtidos através deste estudo indicam que os jogos digitais têm o potencial de contribuir para a construção de conhecimentos, para o desenvolvimento de atitudes e habilidades e para |
pt_BR |
dc.format.extent |
56 |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject |
Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação; Jogos Digitais; Atividade Pedagógica. |
pt_BR |
dc.title |
Uma análise sobre o uso de jogos digitais como atividade pedagógica em uma turma de 4º do ensino fundamental de uma escola de rede pública de ensino de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.type |
TCCes |
pt_BR |
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