Os jogos educativos no processo de ensino e aprendizagem com a integração das tecnologias digitais da informação e comunicação, no ensino fundamental, nos anos inciais, na escola básica Adriano Mosimann
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Vitali, Vanice Pizzolotto |
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dc.contributor.author |
Paterno, Marisa Regina Hasse |
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dc.date.accessioned |
2016-10-09T03:24:21Z |
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dc.date.available |
2016-10-09T03:24:21Z |
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dc.date.issued |
2016-10-09 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169040 |
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dc.description |
TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O estudo foi realizado com o objetivo de vivenciar a experiência de inserção dos jogos no processo de ensino e de aprendizagem, com a utilização das tecnologias digitais de informação e comunicação, como um recurso pedagógico. Os jogos, as brincadeiras e o lúdico são imprescindíveis para incentivar a imaginação das crianças e contribuir para o desenvolvimento afetivo, social e cognitivo. Como educador, é preciso descobrir alternativas para o desenvolvimento das diversas competências do aprendiz, conduzindo ao conhecimento não só cognitivo, mas à integralidade. A utilização das tecnologias digitais de informação e comunicação pode potencializar o desenvolvimento do aluno, permitindo a aplicação dos jogos educativos e de atividades lúdicas prazerosas, que auxiliam no processo de ensino e de aprendizagem, explorando conhecimentos, habilidades, atitudes e favorecendo o relacionamento interpessoal. Este estudo teve como objetivo geral vivenciar a experiência de inserção dos jogos no processo de ensino e de aprendizagem, com a utilização das TDICs, verificando a sua importância e como objetivos específicos: utilizar jogos educativos como recurso pedagógico que contribui no ensino e na aprendizagem; resgatar jogos atrativos, desenvolvendo o raciocínio e a concentração do aluno com o uso das TDICs; refletir sobre a importância do lúdico em sala de aula; sensibilizar os professores para o uso das TDICs e observar o comportamento dos alunos ao utilizar os jogos. Para tanto, foram sujeitos da investigação, os alunos de 3 |
pt_BR |
dc.format.extent |
35 |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject |
Jogos. Lúdico. Tecnologias. Cultura digital. |
pt_BR |
dc.title |
Os jogos educativos no processo de ensino e aprendizagem com a integração das tecnologias digitais da informação e comunicação, no ensino fundamental, nos anos inciais, na escola básica Adriano Mosimann |
pt_BR |
dc.type |
TCCes |
pt_BR |
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