Jogo digitais: um recurso pedagógico para o processo de alfabetização do 2º, do ensino fundamental, do Cem Gov. Vilson Kleinubing

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Jogo digitais: um recurso pedagógico para o processo de alfabetização do 2º, do ensino fundamental, do Cem Gov. Vilson Kleinubing

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Vitali, Vanice Pizzolotto
dc.contributor.author Silva, Marlene Martins da
dc.date.accessioned 2016-10-10T01:12:34Z
dc.date.available 2016-10-10T01:12:34Z
dc.date.issued 2016-10-09
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169049
dc.description TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital. pt_BR
dc.description.abstract O estudo trata dos jogos digitais no processo de alfabetização na perspectiva do letramento, teve como o objetivo geral conhecer as possíveis contribuições das tecnologias digitais de Informação e de comunicação no processo de alfabetização, com foco nos jogos digitais, como suporte para o desenvolvimento de novas habilidades e competências de escrita e leitura. Como objetivos específicos: proporcionar aos alunos um processo de alfabetização significativo e prazeroso; despertar o interesse dos alunos para a leitura e escrita por meio de atividades lúdicas e significativas fazendo uso de jogos digitais; observar o comportamento dos alunos ao utilizar os jogos digitais; verificar qual o espaço dos jogos digitais em sala de aula, como recurso pedagógico para alfabetização e pesquisar sites de jogos para alfabetização, para serem utilizados com os alunos do segundo ano. Os procedimentos metodológicos adotados foram a abordagem qualitativa, a pesquisa bibliográfica, a pesquisa-ação com foco nos jogos digitais, como suporte para o desenvolvimento de novas habilidades de escrita e leitura. Os jogos digitais representam um recurso pedagógico que podem auxiliar as práticas de ensino e de aprendizagem, pois possibilitam uma aprendizagem mais dinâmica, significativa e prazerosa que desperta o interesse do aprendiz, favorecendo a aprendizagem. No decorrer do estudo foi observado que os alunos desenvolveram novas habilidades e competências de leitura e escrita, necessárias à alfabetização e os professores envolvidos no desenvolvimento e aplicação das aulas mostraram-se satisfeitos com os resultados obtidos na aprendizagem dos alunos. pt_BR
dc.format.extent 40 pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject Jogos. Alfabetização. Tecnologias. Cultura Digital. pt_BR
dc.title Jogo digitais: um recurso pedagógico para o processo de alfabetização do 2º, do ensino fundamental, do Cem Gov. Vilson Kleinubing pt_BR
dc.type TCCes pt_BR


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