Os jogos digitais: quais suas contribuições para a aprendizagem?

DSpace Repository

A- A A+

Os jogos digitais: quais suas contribuições para a aprendizagem?

Show full item record

Title: Os jogos digitais: quais suas contribuições para a aprendizagem?
Author: Piaia, Adriana Maria Tonial
Abstract: Sabemos que o uso das tecnologias está cada dia mais presentes no desenvolvimento do ser humano, no entanto no ambiente escolar, em especial nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental I, ainda é preciso dar mais espaço ao uso dessas ferramentas para auxiliar aprendizagem de nossas crianças. Como docentes temos um papel muito importante nesse processo. Aproveitar, utilizar e fazer junto com os alunos o bom uso dessas tecnologias. Dentre as ferramentas disponíveis estão os jogos digitais, objeto do nosso estudo. O jogo digital é compreendido neste contexto como um grande aliado para o desenvolvimento cognitivo, pois além de proporcionar momentos de descontração e entretenimento, os jogos digitais contribuem para o desenvolvimento de habilidades e para a apropriação de novas potencialidades. O presente trabalho teve por objetivo contribuir para a compreensão no ambiente escolar de que os jogos digitais podem ser um grande aliado para o desenvolvimento da aprendizagem. Para tanto foram realizados os seguintes procedimentos: levantamento bibliográfico para ampliar o conhecimento sobre a evolução e as contribuições digitais; aplicação de questionários para verificar a percepção do uso dos jogos digitais pelos estudantes, sujeitos da pesquisa, e, seus familiares e uma intervenção com o uso dos jogos digitais para identificar as contribuições observadas ou não no processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos na sala de aula. Os resultados do estudo mostraram que os jogos digitais são instrumentos que só vêm a colaborar para o ensino e a aprendizagem, pois contribuem no desenvolvimento do raciocínio, na busca de novas soluções, para a concentração, a percepção, a construção e aceitação de regras, e a socialização das crianças na sala de aula. Concluindo, percebemos durante o andamento do trabalho o quanto é importante a utilização dos jogos digitais na escola, e que é possível aliar o uso das tecnologias às atividades da sala de aula, pois elas já fazem parte do cotidiano da grande maioria das nossas crianças. Precisamos apenas direcionar o uso destas ferramentas ao que desejamos que seja explorado para o enriquecimento do conhecimento.
Description: TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169050
Date: 2016-10-09


Files in this item

Files Size Format View
TCC_Piaia.pdf 712.3Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar