dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Vieira, Milton Luiz Horn |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Andrade, Wiliam Machado de |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2016-10-19T13:18:24Z |
|
dc.date.available |
2016-10-19T13:18:24Z |
|
dc.date.issued |
2015 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
338225 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169629 |
|
dc.description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Design e Expressão Gráfica, Florianópolis, 2015. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A substituição do cadáver por construtos digitais para estudos de anatomia tem gerado debates acadêmicos entre defensores da manutenção exclusiva do corpo humano para exposição de suas partes e aqueles que acreditam ser possível sua eliminação ao oferecer conteúdo virtual. Ambos os grupos, entretanto, não consideram a história de produção de material ilustrado, predominantemente impresso, que serve como mediador de estudos dos conceitos anatômicos. O presente trabalho procurou refletir acerca do desenvolvimento dos produtos que apresentam imagens para dar suporte ao ensino de anatomia, desde suas origens até o tempo corrente, analisando recentes tecnologias e livros consagrados em seus tempos de publicação, pensando neles não como excludentes ao cadáver como fonte de estudos em anatomia, mas como apoio a ele, apresentando também possíveis soluções de características restritivas para a visualização e interação de obras impressas. Considerando estas últimas de difícil relação visual entre a representação e um corpo humano real, foi proposto um complemento de estudo em tecnologia 3d,na forma de aplicativo para dispositivo móvel, baseado em metodologia projetual de design, para oferecer a estudantes de medicina, por meio de recursos digitais de visualização multiangular, uma peça cadavérica virtual para que fosse realizada, a fim de averiguar a pertinência de desenvolvimento de produtos análogos, uma pesquisa comparativa de reconhecimento de estruturas reais sob consulta do construto digital e das ilustrações impressas, obtendo diferença significativa nos índices de identificação entre o grupo de alunos que consultou atlas anatômicos impressos e aquele que utilizou o protótipo, com melhores resultados para este último. Procurou-se, com a pesquisa, propor um complemento ao ensino anatômico através da dissecação cadavérica, provido de recursos digitais para possibilitar diferentes formas de visualização das representações e assim favorecer a identificação das estruturas consultadas.<br> |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Abstract : Replacing cadavers for digital constructs concerning anatomy studies has generated academic debates between those who defend the human body exclusive maintenance for its parts exposition and those who believe it is possible to eliminate it when virtual content is offered. Both groups, however, do not consider the illustrated material production history, mainly printed, that serves as a mediator for anatomic concepts studies. The present text pondered about the development of products which present images to support anatomy teaching, from their origins to the current time, not considering them as eliminators of the cadaveric role as a source of study, but as a complement to it, also offering potential solutions regarding the restrictive visual and interactive characteristics found in printed books. Considering these as suppliers of visual representations that are hard to be identified on a real body, it was proposed a study complement by 3d technology in the format of a mobile device application, based on design projectual methodology, to deliver a virtual cadaveric part with multi-angular visualization tools to medical students. In order to ascertain the adequacy about developing analogous products, a comparative research regarding real body structures identification was conducted, between a group that could consult printed anatomic atlases and another that could use only the prototype, resulting higher scores for the latter. The research proposed an additional support for anatomy teaching based on cadaveric dissection, provided by digital resources to favor different ways to visualize representative illustrations and contribute for the identification of consulted structures. |
en |
dc.format.extent |
199 p. | il., grafs., tabs. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Desenho gráfico |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Anatomia humana |
pt_BR |
dc.subject.classification |
História |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Estudo e ensino |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Imagem tridimensional |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Corpo humano |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Estudo e ensino |
pt_BR |
dc.title |
Anatomia mediada por ilustrações para o ensino médico: funções, desenvolvimento, abordagens e tecnologias |
pt_BR |
dc.type |
Tese (Doutorado) |
pt_BR |