Motivação para aprendizagem de Língua Inglesa: A inserção de quizzes, músicas e games no ensino fundamental I e II em escolas de Joinville (SC)

DSpace Repository

A- A A+

Motivação para aprendizagem de Língua Inglesa: A inserção de quizzes, músicas e games no ensino fundamental I e II em escolas de Joinville (SC)

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Simões, Leilane Hardoim
dc.contributor.author Pereira, Soraya Rachel
dc.date.accessioned 2016-10-21T17:52:00Z
dc.date.available 2016-10-21T17:52:00Z
dc.date.issued 2016-10-21
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169809
dc.description TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital. pt_BR
dc.description.abstract Esta pesquisa propôs-se a realizar intervenções no Ensino Fundamental I e II de escolas de Joinville, através da gamificação, e a perceber o impacto dos jogos e músicas no contexto escolar. O suporte teórico baseou-se em Prensky (2001 apud CARNIELLO; RODRIGUES; MORAES, 2010), que introduziu os termos nativos e imigrantes digitais, e Gee (2009 apud RIBEIRO, 2015), considerado um especialista e defensor do uso dos videogames. Para contribuições a respeito do tema motivação, os estudos de Reiss (2000 apud FERREIRA, 2016), referência no desenvolvimento da compreensão da área motivacional, juntamente com Maslow (1962 apud CABRAL, 2016), com sua noção de hierarquia das 16 necessidades básicas do homem, fundamentam o conceito motivacional que direciona à gamificação. Com abordagem qualitativa e quantitativa, a investigação contou com a participação de alunos de 11 turmas das séries iniciais e duas turmas de 9.º ano, totalizando aproximadamente 340 alunos envolvidos. A coleta de dados, que durou cerca de três meses, ocorreu em três momentos: questão aberta sobre as aulas de Língua Inglesa do primeiro trimestre, aplicação de dois questionários com perguntas de múltipla escolha e descritivas sobre aprendizagem, tecnologia e games, e pesquisa acerca da melhor metodologia das aulas do semestre, com as opções músicas, jogos ou livro e caderno. Este estudo vem confirmar as contribuições que os jogos têm no contexto escolar, como fator de motivação para a aprendizagem de inglês como língua estrangeira. pt_BR
dc.format.extent 76 pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject Língua inglesa pt_BR
dc.subject Motivação pt_BR
dc.subject Gamificação pt_BR
dc.subject Escola pública pt_BR
dc.title Motivação para aprendizagem de Língua Inglesa: A inserção de quizzes, músicas e games no ensino fundamental I e II em escolas de Joinville (SC) pt_BR
dc.type TCCes pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
TCC_RPereira.pdf 3.315Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar