Elementos da narrativa visual e planos de câmera no contexto dos filmes de animação: proposição de um processo de análise

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Elementos da narrativa visual e planos de câmera no contexto dos filmes de animação: proposição de um processo de análise

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Gonçalves, Berenice Santos pt_BR
dc.contributor.author Schuch, Rosa Marina Gargioni pt_BR
dc.date.accessioned 2017-01-10T03:14:26Z
dc.date.available 2017-01-10T03:14:26Z
dc.date.issued 2016 pt_BR
dc.identifier.other 343121 pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/172263
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Design e Expressão Gráfica, Florianópolis, 2016. pt_BR
dc.description.abstract Na atualidade nota-se uma crescente produção de filmes de animação,agregando tecnologias diversas em suas criações. Em muitos casos, paraotimizar o processo de pré-produção destes filmes percebe-se anecessidade de um melhor esclarecimento frente ao uso da imagem esua composição enquanto narrativa visual. Neste contexto, este estudopropõe a criação de um instrumento de análise relacionando planos decâmera e os elementos da narrativa visual no âmbito dos filmes deanimação. Para tanto, foi realizada uma fundamentação abordando osconceitos fundamentais de animação, os planos de câmera e a narrativavisual. A partir deste referencial, elaborou-se duas matrizes para analisaranimações premiadas no evento 3º Anima Catarina. Com base no estudoaplicado, foi possível, verificar o uso dos elementos da narrativa visual eo grau de complexidade das animações em questão. Por meio daorganização do fluxo de análise e da configuração das matrizes,considera-se que o estudo realizado contribui para a identificação dascaracterísticas, potencialidades expressivas e especificidades quanto aoselementos visuais e planos de câmera visando o aprimoramento dasetapas de pré-produção de animações desenvolvidas em contextosacadêmicos. O processo para a construção das matrizes, distribuição dascenas, análise e discussão das animações também traz contribuição paraníveis acadêmicos, pois foi desenvolvido de maneira clara e direta, epode ser replicado para as mais diversas áreas da animação comotambém de filmes tradicionais.<br> pt_BR
dc.description.abstract Abstract : At present note is a growing production of animated films, addingseveral technologies in their creations. In many cases, to optimize thepre-production process of these films we see the need for a betterunderstanding as to use the image and its composition as a visualnarrative. In this context, this study proposes the creation of ananalytical instrument relating camera plans and elements of visualnarrative in the context of animated films. Therefore, a foundationaddressing the fundamental concepts of animation was held cameraplans and the visual narrative. From this framework, it elaborated twomatrices to analyze animation prize at the event 3rd Anima Catarina.Based on the study applied, it was possible to verify the use of elementsof visual storytelling and the degree of complexity of the animation inquestion. Through the organization of the flow analysis andconfiguration of the matrix, it is considered that the study contributes tothe identification of the characteristics, expressive potentialities andspecificities as the visuals and camera plans aimed at improving thestages of pre-production animations developed in academic contexts.The process for the construction of the headquarters, distribution ofscenes, analysis and discussion of the animations also bringscontribution to academic levels, as it was developed in a clear andstraightforward manner, and can be replicated to the various areas ofanimation as well as traditional film. en
dc.format.extent 164 p.| il., grafs., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Desenho industrial pt_BR
dc.subject.classification Animação (Cinematografia) pt_BR
dc.title Elementos da narrativa visual e planos de câmera no contexto dos filmes de animação: proposição de um processo de análise pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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