O corpo na dança Malinké: como se aprende a dança do grupo Abayomi

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O corpo na dança Malinké: como se aprende a dança do grupo Abayomi

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Vedana, Viviane pt_BR
dc.contributor.author Oliveira, Caroline Garlet de pt_BR
dc.date.accessioned 2017-01-24T03:16:16Z
dc.date.available 2017-01-24T03:16:16Z
dc.date.issued 2016 pt_BR
dc.identifier.other 343397 pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/172562
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Florianópolis, 2016. pt_BR
dc.description.abstract Esta pesquisa aborda os processos de aprendizado da dança Malinké oferecida pelo Grupo Abayomi na Universidade Federal de Santa Catarina. Compreendo aprendizado como resultado das experiências que transformam o corpo ou, conforme Latour, das relações e articulações com outros agentes que "efetuam" o corpo. Partindo da perspectiva de autores como Marcel Mauss, Bruno Latour, Tim Ingold, Merleau-Ponty e MaxineSheets-Johnstone,o esforço deste trabalho será o de compreender o corpo de uma perspectiva mais integral, buscando afastar as clássicas divisões entre corpo e mente. Entendo, portanto, que o corpo aprende a dança através das percepções, sensações, relações e articulações que partem das experiências vividas. O conhecimento dá-se no corpo a partir dos movimentos, dos outros corpos, bem como através da relação com o ambiente da dança. Para responder às perguntas desse trabalho, participei das aulas como dançarina e pesquisadora, o que possibilitou realizar observações etnográficas, experiências copóreas e transformando-as em conhecimento antropológico.<br> pt_BR
dc.description.abstract Abstract : This research is about the learning processes of the Malinke dance, offered by the Abayomi Group at the Federal University of Santa Catarina. I understand learning as a result of the experiences that transform the body, or accordint to Latour, from the relations and articulation with other agents that "perform" the body. From the perspecive of authors like Bruno Latour, Tim Ingold, Merleau-Ponty e Maxine Sheets-Johnstone, the body is sawn with no divisions, the human mind would be the very body. Therefore, it learns the dance through the perceptions, feelings, relationships and articulations that run the experiences. The knowledge takes place in the body from the movements, the other bodies, as well as throught the relation with the dance environment. To answer the questions from this paper i took part at the dance classes as a dancer and researcher, which allowedto realize the etnographic observations, body experiences and transforming them in anthropology knowledge. en
dc.format.extent 90 p.| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Antropologia pt_BR
dc.subject.classification Dança pt_BR
dc.subject.classification Aspectos antropológicos pt_BR
dc.title O corpo na dança Malinké: como se aprende a dança do grupo Abayomi pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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