Title: | Gasto energético, consumo de oxigênio, equivalentes metabólicos e frequência cardíaca durante a prática de exergames |
Author: | Krug, Moane Marchesan |
Abstract: |
O objetivo deste estudo foi analisar as respostas metabólicas e hemodinâmicas aos exergames em adultos e identificar os fatores associados ao gasto energético (GE), ao consumo de oxigênio (VO2), aos equivalentes metabólicos (METs) e à frequência cardíaca (FC) durante a prática dos mesmos. Para isto, realizou-se um estudo transversal, descritivo e correlacional com adultos de uma comunidade universitária (Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina), de ambos os sexos, com idades entre 21 e 78 anos (34,81±13,44 anos). As variáveis independentes (idade, sexo, estado civil, escolaridade, tempo de atividade física no lazer, tempo sentado nos dias da semana e no final de semana, experiência prévia com exergames e percepção de competitividade, índice de massa corporal ? IMC e índice de massa muscular - IMM) foram coletadas anotadas em questionário próprio. As variáveis dependentes GE, VO2 e METs foram coletadas por meio da calorimetria indireta (COSMED, modelo K4b2) e, a FC, foi monitorada com uso de um frequencímetro digital (POLAR®, modelo s610i). As variáveis dependentes foram mensuradas durante o repouso e durante a prática de exergames. O protocolo de avaliação iniciou-se com o participante sentado, em repouso e em silêncio, pelo período de dez minutos. Após a situação de repouso iniciou-se a prática aleatória dos exergames no console Xbox 360 Kinect®. Cada jogo (atletismo, boliche, boxe e voleibol) teve duração de dez minutos, com intervalos de cinco minutos entre as modalidades. As variáveis contínuas foram descritas em função da média e desvio padrão e, utilizou-se a proporção para as variáveis categóricas. As comparações entre os sexos foram realizadas por meio do teste ?t? de Student para amostras independentes. O teste ?t? de Student para amostra pareadas foi usado para comparar o GE, o VO, METs e a FC em repouso e em jogo. Análise de variância e a comparação múltipla (Tukey) entre médias foram utilizadas para comparar as médias das variáveis dependentes entre as condições repouso e em cada jogo. Para identificar os fatores associados ao GE, VO2, METs e FC utilizou-se a regressão linear múltipla. Os dados foram analisados no pacote estatístico STATA versão 13.0, adotando o nível de significância de 5% em todas as análises. Os resultados mostraram aumento significativo no GE (p<0,001), no VO2 (p<0,001), nos METs (p<0,001) e na FC (p<0,001) durante os quatros jogos, em relação ao repouso, em ambos os sexos. O boxe foi o jogo que proporcionou maior elevação nos parâmetros fisiológicos estudados. Sobre as intensidades atingida segundo os MEts, pode-se relatar que todos os jogos foram classificados de intensidade moderada a vigorosa, atingidas de acordo com a classificação do American College of Medicine Sports (ACMS). Com relação aos fatores associados, observou-se associação inversa entre idade e VO2, METs e FC. Pessoas com maior tempo de prática de atividade física no lazer obtiveram valores mais elevados de GE e VO2 durante os jogos. O IMM foi associado ao GE, VO2 e METs enquanto que o IMC associou-se positivamente com o GE e, de maneira inversa, com o VO2. Ainda, os participantes que relataram ser competitivos apresentaram valores mais elevados nos parâmetros estudados (GE, VO2, METs e FC). Deste modo, a prática de exergames pode ser incentivada como forma de aumentar o nível de atividade física de adultos, promovendo assim sua saúde. Por fim, recomenda-se que os exergames sejam discutidos durante a formação de profissionais que utilizam o movimento humano como ferramenta de trabalho, para capacitá-los a trabalhar de maneira adequada frente a essa nova tecnologia.<br> Abstract : The aim of this study was to analyze metabolic and hemodynamic responses to exergames in adults and identify associated factors with energy expenditure (EE), oxygen consumption (VO2), metabolic equivalents (METs), and heart rate (HR) during exergame practice. In order to do this, was performed a cross-sectional, descriptive, and correlational study with adults recruited from a community university (Federal University of Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina), from both sex between the ages of 21 and 78 (34.81±13.44). The independent variables (age, sex, marital status, education, physical activity during leisure time, time sitting during weekdays and weekends, previous experience with exergames, perception of competitiveness, body mass index (BMI), and muscle mass index (MMI) were collected and annotated using a questionnaire. The dependent variables (EE, VO2, and METs) were collected using indirect calorimetry (COSMED, K4b2 model), and HR was monitored using digital frequency (Polar®, s610i model). The dependent variables were measured during repose and practice of exergames. The evaluation protocol began with the participant sitting, in repose and in silence, for a period of ten minutes. After reposing, subjects began the random practice of exergames using the Xbox 360 Kinect® console. Each game (athletics, bowling, boxing, and volleyball) lasted ten minutes, with five minute intervals of rest between the modalities. Continuous variables were described in function of the mean and standard deviation and the proportion for categorical variables. The comparisons between the sexes were realized through use of the Student?s t-test for independent samples. The Student?s t-test for paired samples was used for to compare the EE, VO, METs and HR in repose and in game. Variance analysis and multiple comparison (Tukey) between means were used to compare the means of the dependent variables between the repose condition and in each game. To identify factors associated with EE and VO2, METs and HR was used multiple linear regression. The data were analyzed using statistical package STATA version 13.0, adopting the significance level of 5% in all analyses. The results showed a significant increase in EE (p<0.001), VO2 (p<0.001) in METs (p<0.001) and HR (p<0.001) during the four games in relation to repose in both sexes. Boxing was the game that provided the highest elevation in the physiological parameters. About the intensities achieved according to METS, we can report that all games were classified moderate to vigorous, achieved according to the classification of the American College of Sports Medicine (ACSM). Regarding the associated factors, there was an inverse relationship between age and VO2, METs and FC. People with long practice of leisure physical activity had higher values of GE and VO2 during the games. The IMM was associated with GE, VO2 and METs while BMI was positively associated with GE and, in reverse, with the VO2. Still, participants who reported being competitive showed higher values in the studied parameters (GE, VO2, METs and FC). Thus, the practice of exergames can be encouraged as a way to increase the level of physical activity of adults, promoting their health. Finally, it is recommended that exergames are discussed during the training of professionals who use human movement as a tool to allow them to work properly with this new technology. |
Description: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Florianópolis, 2016. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/174875 |
Date: | 2016 |
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344709.pdf | 1.396Mb |
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