dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Corseuil, Anelise Reich |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Maya Neto, Olegario da Costa |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2017-07-11T04:24:15Z |
|
dc.date.available |
2017-07-11T04:24:15Z |
|
dc.date.issued |
2017 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
346778 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177352 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários, Florianópolis, 2017. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Che Guevara é um dos ícones mais populares na pós modernidade. A figura de Che vestindo uma boina, olhando para o horizonte, representa o mito que cerca a figura de Guevara e é uma daquelas imagens facilmente reconhecidas ao redor do mundo. Morto aos trinta e nove anos de idade, ele se tornou o símbolo da rebeldia juvenil, tendo em vista que a imagem de Guevara foi associada ao Maio Francês e a pôsteres políticos. Entretanto, já que a imagem de Guevara também tem sido utilizada comercialmente, ilustrando produtos os mais diversos, é de se perguntar se Che Guevara possui ainda alguma relevância política e histórica. De fato, diversos acadêmicos ? discutidos no capítulo introdutório ? têm analisado a reificação de Che, geralmente com conclusões negativas. Eu gostaria de discordar. Nessa dissertação de mestrado, eu questiono a ideia de Che Guevara como uma imagem congelada e vazia, atualizando-a no sentido proposto por Walter Benjamin, ao considerar o processo de mitologização de Guevara e investigar a representação de Guevara em dois filmes biográficos, Os Diários de Motocicleta (Walter Salles 2004) e El Che: Investigando uma Lenda (Maurice Dugowson 1998).<br> |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Abstract : Che Guevara is one of the most popular icons in post-modern culture. The bereted image of Che gazing at the horizon is the epitome of his mythological fame and is one of those images people around the world instantly recognize. Dead at thirty-nine, he has become the face of youthful rebellion, his image associated with the 1968 uprising and with political posters. However, as Guevara's image came to be used commercially, illustrating anything from T-shirts to mugs, one wonders if there is still any political and historical meaning associated with it. In fact, several scholars ? discussed in the introductory chapter ? have raised the issue of Che's reification, usually with negative conclusions. I beg to differ. In this Master Thesis, I challenge the idea of Che Guevara as a frozen and empty image, actualizing it in the sense of Walter Benjamin, by considering the process of mythologizing Guevara and by investigating his representation in two biographical movies, The Motorcycle Diaries (Walter Salles 2004) and El Che: Investigating a Legend (Maurice Dugowson 1998). |
en |
dc.format.extent |
152 p.| il. |
pt_BR |
dc.language.iso |
eng |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Língua inglesa |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Cinema |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Documentário (Cinema) |
pt_BR |
dc.title |
Actualizing Che's history: Che Guevara's enduring relevance through film |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |