dc.contributor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Pinheiro, Lena Vania Ribeiro |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Krüger, Aline Carmes |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2017-08-28T16:24:16Z |
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dc.date.available |
2017-08-28T16:24:16Z |
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dc.date.issued |
2016 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
343743 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/178703 |
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dc.description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Centro de Ciências Humanas e Sociais, Programa de Pós Graduação em Museologia e Patrimônio, Rio de Janeiro, 2016. |
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dc.description.abstract |
Análise das obras de arte constituintes de dois museus da cidade de Florianópolis, Santa Catarina - Museu Hassis e Museu de Arqueologia e Etnologia Professor Oswaldo Rodrigues Cabral da Universidade Federal de Santa Catarina- que têm em sua coleção obras de um único artista, e a sua relação com a informação em arte, com o patrimônio e a memória da cidade. Os artistas estudados são, respectivamente, Hiedy de Assis Corrêa, conhecido como Hassis, e Franklin Joaquim Cascaes. As obras analisadas datam das décadas de 1960 a 1980. Foi traçado um panorama sobre as diferentes leituras de informação em arte, patrimônio e memória, a fim de fundamentar a análise das obras de arte. A metodologia desenvolveu-se em duas vertentes: pesquisa teórica voltada à memória, patrimônio e informação em arte, de abordagem sobretudo conceitual, recorrendo à revisão de literatura sobre o assunto; e pesquisa empírica e exploratória relativa às obras de arte das coleções dos museus selecionados. O conteúdo dos documentos pictóricos foi analisado a partir dos procedimentos metodológicos de Panofsky e relacionados à memória e patrimônio de Florianópolis. Panofsky desenvolveu um sistema que contempla tanto o valor informativo da imagem quanto seu valor documental e propõe três fases do método iconológico de análise das imagens: a descrição pré-iconográfica, a análise iconográfica e iconológica, e estas são observadas nesta tese. Conclui-se, a partir das análises desenvolvidas e dos resultados, que para os artistas estudados nesta pesquisa a memória se visualiza e se registra por meio de paisagens, cenas cotidianas, monumentos, manifestações culturais e religiosas de Florianópolis. Estão presentes nas obras dos artistas as modificações que estavam ocorrendo na cidade de Florianópolis durante as décadas de 1960 e 1980, com a especulação imobiliária e a perda das tradições locais. A pesquisa teórica sobre informação em arte, patrimônio e memória e a pesquisa empírica de análise da produção artística de Hassis e Cascaes permitiram, de forma articulada, conhecer a coleção dos dois Museus e as produções artísticas de Hassis e Cascaes. A contribuição desta pesquisa na manutenção da memória dos artistas e da história e cultura da Cidade pode converter-se em estratégias institucionais ou políticas públicas que estimulem e possibilitem a preservação do patrimônio de Florianópolis e dos seus artistas.<br> |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Abstract : Analysis of art works of two museums located in the city of Florianopolis, Santa Catarina: Hassis Museum and Museum of Archaeology and Ethnology Professor Oswaldo Rodrigues Cabral at The Federal University of Santa Catarina. Both museums have in its collection works of a single artist, and its relationship with information on art and with the heritage and memory of the city. The artists studied are respectively Hiedy Corrêa de Assis, also known as Hassis, and Franklin Joaquim Cascaes. The works analyzed were produced between the 1960 s and 1980 s. An overview of the different readings of information on art, heritage and memory was outlined, in order to support the analysis of the works of art. The methodology was developed in two parts: theoretical research focused on memory, heritage and information on art, using mainly a conceptual approach, by means of literature review on the subject; and empirical and exploratory research on the works of art from the collections of nominated museums. The content of the pictorial documents was analyzed by the methodological procedures of Panofsky and related to memory and heritage of Florianopolis. Panofsky developed a system that includes both the value of information and the value of document of the image and suggests three phases of the iconological method of image analysis, which are observed in this thesis: the pre-iconographic description, the iconographic analysis and iconological analysis. We conclude from the analysis and results, that for the artists studied in this research, memory is seen and is recorded through the landscapes, the everyday scenes, the monuments and the cultural and religious manifestations of Florianópolis. The changes that were taking place in the city over the 1960 s and 1970 s due to real estate speculation and the loss of local traditions are present in the works of these artists. The theoretical research about information on art, heritage and memory, and the empirical research which analyzed the artistic production of Hassis and Cascaes allowed, pivotally, understanding the collection of both museums and the artistic productions of Hassis and Cascaes. The contribution of this research in maintaining the memory of the artists and the history and culture of the city can be converted into institutional strategies and public policies that encourage and enable the preservation of the heritage of Florianópolis and its artists. |
en |
dc.format.extent |
199 p.| il., grafs. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
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dc.subject.classification |
Museologia |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Museus |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Florianópolis (SC) |
pt_BR |
dc.title |
Museu e informação em arte na perspectiva de patrimônio e memória em coleções de Hassis e Cascaes, na cidade de Florianópolis, Santa Catarina |
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dc.type |
Tese (Doutorado) |
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