A Dança da Solidão (1972) e Nervos de Aço (1973): a arte nas capas de discos durante a ditadura no Brasil

DSpace Repository

A- A A+

A Dança da Solidão (1972) e Nervos de Aço (1973): a arte nas capas de discos durante a ditadura no Brasil

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Borges, Joana Vieira
dc.contributor.author Porciúncula, Paula Paraíso
dc.date.accessioned 2017-09-18T18:44:51Z
dc.date.available 2017-09-18T18:44:51Z
dc.date.issued 2016-07-15
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/179608
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. História. pt_BR
dc.description.abstract O tema deste trabalho é a arte nas capas de discos durante a ditadura no Brasil, mais precisamente nas capas de A Dança da Solidão (Odeon, 1972) e de Nervos de Aço (Odeon, 1973). A proposta é observar a relação entre História, arte e música a partir da análise dessas duas capas de discos de Paulinho da Viola elaboradas pelo artista gráfico Elifas Andreato durante a ditadura civil-militar brasileira em seu período de maior repressão e censura (pós- AI-5), nos anos de 1972 e de 1973. Deseja-se, por conseguinte, perceber se tal contexto influencia as capas produzidas por Elifas Andreato para os discos de Paulinho da Viola e como isso ocorre. A temática é relevante porque pretende examinar, dentro de um período marcante da história brasileira, a ditadura civil-militar, as capas de discos, que, por serem produtos de grande circulação, tornaram-se uma forma de arte dotada de alta potencialidade de reação e de crítica à repressão e à censura impostas pelo regime. Seguindo o viés da História Cultural, as análises das duas capas de discos têm como base as metodologias sugeridas por: Elaine Caramella, Peter Burke, Sandra Jatahy Pesavento, Martine Joly, Christopher Dunn e Francisco Homem de Melo & Elaine Ramos Coimbra. Assim, foi possível demonstrar que uma imagem é resultado da época em que foi produzida e divulgada. Além disso, compreendemos que ela pode adquirir novos significados à medida que é interpretada. pt_BR
dc.format.extent 72 f. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject capas de discos pt_BR
dc.subject ditadura civil-militar pt_BR
dc.subject Elifas Andreato pt_BR
dc.subject album covers pt_BR
dc.subject civil-military dictatorship pt_BR
dc.title A Dança da Solidão (1972) e Nervos de Aço (1973): a arte nas capas de discos durante a ditadura no Brasil pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
TCC_Paula_Paraiso_Porciuncula_2016_1.pdf 1.272Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar