Práticas rituais Laklãnõ/Xokleng: no "tempo do mato"

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Práticas rituais Laklãnõ/Xokleng: no "tempo do mato"

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Nötzold, Ana Lúcia Vulfe
dc.contributor.author Silva, Milene Félix da
dc.date.accessioned 2017-09-18T19:39:21Z
dc.date.available 2017-09-18T19:39:21Z
dc.date.issued 2016-07-15
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/179623
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. História. pt_BR
dc.description.abstract Em virtude dos diversos rituais praticados pelo povo Laklãnõ/Xokleng no período de sua ocupação pré-colonial, buscou-se realizar a análise de um conjunto dessas práticas no que refere ao "tempo do mato". Os rituais dimensionados são a cerimônia de perfuração dos lábios dos meninos e a tatuagem na perna das meninas, como também os ritos mortuários. O povo Laklãnõ/Xokleng é pertencente ao tronco linguístico Macro-Jê e atualmente habitam a Terra Indígena Ibirama Laklãnõ, localizada no Alto Vale do Itajaí. Historicamente ocupavam as florestas percorrendo desde o estado do Paraná até o estado do Rio Grande do Sul (o que engloba áreas do litoral, abrigos da Serra Geral e do Mar e Planalto Meridional do Brasil), quando não havia essas delimitações geográficas. O "tempo do mato" supracitado se refere ao contexto em que o povo ainda estanciava o interior das florestas. A história dos eventos ocorridos nessa temporalidade ancestral não se constitui de modo longínquo, pois os membros mais velhos das aldeias atuais relatam reminiscências contadas por pessoas que viveram nas florestas e deixaram seus relatos que são suportes de memória. Os resultados indicam que os rituais são eventos não cotidianos que traduz sua funcionalidade como rito de passagem, divulgando aspectos enquanto valores favoráveis para a transmissão de conhecimentos e produções de relações sociais. Nesse ponto apresentam-se os artefatos presentes nessas cerimônias, que utilizados como instrumentos de diferenciação são necessários para suas significâncias e representações culturais. pt_BR
dc.format.extent 106 f. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject Laklãnõ/Xokleng pt_BR
dc.subject rituais pt_BR
dc.subject pré-colonial pt_BR
dc.subject rituals pt_BR
dc.subject pre-colonial pt_BR
dc.title Práticas rituais Laklãnõ/Xokleng: no "tempo do mato" pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


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