dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Miranda, Erasmo Felipe Vergara |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Lima, Pollyanna Rodrigues |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2017-10-31T03:13:34Z |
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dc.date.available |
2017-10-31T03:13:34Z |
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dc.date.issued |
2017 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
348921 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/180530 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Florianópolis, 2017. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Para que o músico desfrute de uma experiência satisfatória no ambiente de sua prática musical, além dos requisitos mínimos de projeto (como conforto térmico, lumínico, ergonômico, acessibilidade), um projeto acústico específico é essencial. Em um contexto onde cada vez mais um mesmo ambiente é utilizado para usos que requerem projetos acústicos distintos, as três salas de aula da Coordenação Artística do IFSC Campus Florianópolis vêm sendo utilizadas para diversas atividades artísticas dentre as quais se destaca a prática musical. Partindo do pressuposto de que as três salas não se encontravam adequadas às práticas musicais, esse trabalho se dedicou a caracterizar o ambiente acústico de cada uma das salas através de ensaios experimentais e simulação computacional a fim de simular alternativas que possam adequá-las ao uso. Por meio de um Estudo Piloto realizado com dados pré-existentes, foi possível testar os instrumentos e procedimentos da simulação computacional, realizada com o software Odeon. Os principais parâmetros acústicos (TR, EDT, C80, D50, STI) de cada uma das salas foram obtidos experimentalmente de acordo com os procedimentos indicados pela norma ISO 3382: 2009, posteriormente tratados, analisados e comparados com os valores indicados pela literatura para a prática musical. Os valores obtidos não se encontravam dentro desses limites. Para testar diferentes alternativas fazendo uso da simulação computacional, foi necessário antes desenvolver um modelo computacional fiel ao modelo real, o que foi possível através de ajustes nas especificações acústicas dos materiais e comparando os dados obtidos nas simulações com aqueles obtidos experimentalmente, cuja diferença entre eles deveria estar dentro do limiar diferencial (JND), de acordo com a norma ISO 3382: 2009. Após resultar em modelos computacionais fiéis aos modelos reais das salas, diferentes alternativas de soluções foram testadas a fim de obter modelos que adequassem as salas à prática musical. Os modelos mais adequados foram apresentados, indicando as especificações necessárias para a adaptação das salas. Os métodos se mostraram válidos, e a possibilidade de adequação de salas de aula multiuso para a prática musical se mostrou possível através da realização de uma análise acústica do ambiente, possibilitando a indicação apropriada de inserção e/ou remoção de materiais e dispositivos acústicos que otimizaram a resposta acústica da sala. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Abstract : For the musician enjoy a satisfactory experience in your musical practice environment, beyond the minimum requirements of project (such as thermal comfort, light, ergonomic, accessibility), a specific acoustic design is essential. In a context where increasingly the same environment is utilized for uses that require distinct acoustic projects, the three classrooms of the Artistic Coordination of the IFSC Florianópolis Campus have been used for various artistic activities among which stands out the musical practice. Assuming that both the three rooms were not suited to musical practice, this work is devoted to characterize the acoustic environment of each one of the rooms through experimental tests and computer simulation in order to simulate alternatives that may suit them to use. Through a pilot study conducted with pre-existing data, it was possible to test the instruments and procedures of the computer simulation, performed with the Odeon software. The main acoustic parameters (RT, EDT, C80, D50, STI) of each of the rooms were obtained experimentally in accordance with the procedures set out by the ISO 3382:2009, further processed, analyzed and compared with the values indicated by the literature for the musical practice. The values obtained were not within the limits indicated. To test different alternatives making use of computer simulation, was necessary before developing a computational model faithful to the real model, which was made possible through adjustments to the acoustic specifications of materials and comparing the data obtained in simulations with those obtained experimentally, whose difference between them should be within the differential threshold (JND), according to ISO 3382 : 2009. After working in computational models faithful to actual models of different alternative solutions were tested in order to obtain models that adapt the music practice rooms. The most appropriate models were presented, indicating the required specifications for the adaptation of the rooms. The methods have proven to be valid, and the possibility of adaptation of multipurpose classrooms for music practice proved possible by performing an acoustic analysis of the environment, enabling the appropriate indication of insertion and/or removal of materials and acoustic devices that have optimized the acoustic response of the room. |
en |
dc.format.extent |
127 p.| il., gráfs., tabs. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.subject.classification |
Arquitetura |
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dc.subject.classification |
Acústica arquitetônica |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Música |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Estudo e ensino |
pt_BR |
dc.title |
Estudo da qualidade acústica de salas multiuso para o ensino e prática musical por meio de medições experimentais e simulação computacional |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
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