Modos de fermentar, sentidos de embriagar e concepções de ser: produção e consumo de caxiris entre senhoras Tukano Oriental de São Gabriel da Cachoeira, Alto Rio Negro

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Modos de fermentar, sentidos de embriagar e concepções de ser: produção e consumo de caxiris entre senhoras Tukano Oriental de São Gabriel da Cachoeira, Alto Rio Negro

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Teixeira-Pinto, Márnio pt_BR
dc.contributor.author Sene, Talita Samanta pt_BR
dc.date.accessioned 2017-11-14T03:03:58Z
dc.date.available 2017-11-14T03:03:58Z
dc.date.issued 2015 pt_BR
dc.identifier.other 349148 pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/180876
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Florianópolis, 2015. pt_BR
dc.description.abstract Esta dissertação tem como tema as concepções de algumas pessoas de etnias da família linguística Tukano Oriental acerca de uma diversidade de tipos e modalidades de bebidas fermentadas que se reúnem sobre o rótulo ?caxiri? ? o que convenciono caxiris. Meu objetivo aqui é descrever e analisar o que estas pessoas classificam como mudanças e continuidades nos modos de produzir e consumir tais fermentados, em especial quando se deslocam de suas comunidades para viver na cidade. Para tal, parto de um contexto contemporâneo de produção e consumo de tais bebidas: a venda em duas associações indígenas da cidade de São Gabriel da Cachoeira: a Associação Cultural dos Agricultores Indígenas Direto da Roça e a Associação Mista dos Povos Indígenas. Através destas, circulo entre ?passado? e ?presente?, humanos e não-humanos, feminino e masculino, mundos dos brancos e dos índios, comunidades, sítios e cidade, ritual/festa e cotidiano, alimento e anti- alimento, dádivas e mercadorias, ?criminalização?/proibição e defesa de bens culturais (i)materiais. Mostro como o assunto está fermentando (entre) esta gente da transformação. pt_BR
dc.description.abstract Abstract : This work has as its theme the conceptions of some people of Tukano Oriental language family ethnic groups on a variety of types and modalities of fermented beverages that meet on the label "caxiri" - which I called caxiris. My purpose here is to describe and analyze what these people classify as changes and continuities in the ways of producing and consuming such fermented beverages, especially when moving from their communities to live in the city. To do this, I start on a contemporary context of production and consumption of such beverages: a sale in two indigenous associations of the city of São Gabriel da Cachoeira: Cultural Association of Indigenous Producers Direct From the Farm and the Mixed Association of Indigenous Peoples. Through these, I circulate between "past" and "present", human and non-human, male and female, worlds of whites and indians, communities, farms and city, ritual / party and daily life, food and anti-food, gifts and goods, "criminalization" / ban and defense of (i) materials cultural goods. Thus, I show how the subject is brewing (between) these people of transformation. en
dc.format.extent 180 p.| il., gráfs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Antropologia pt_BR
dc.subject.classification Antropologia social pt_BR
dc.subject.classification Bebidas fermentadas pt_BR
dc.subject.classification Índios Tukano pt_BR
dc.subject.classification Usos e costumes pt_BR
dc.title Modos de fermentar, sentidos de embriagar e concepções de ser: produção e consumo de caxiris entre senhoras Tukano Oriental de São Gabriel da Cachoeira, Alto Rio Negro pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR
dc.contributor.advisor-co Deturche, Jeremy Paul Jean Loup pt_BR


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