dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Gonçalves, Berenice Santos |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Nunes, Juliane Vargas |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2017-12-05T03:09:58Z |
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dc.date.available |
2017-12-05T03:09:58Z |
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dc.date.issued |
2017 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
349726 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181573 |
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dc.description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Design, Florianópolis, 2017. |
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dc.description.abstract |
No atual cenário de mobilidade torna-se cada vez mais comum o acesso a conteúdos educacionais digitais baseados em texto a partir de dispositivos móveis. Contudo, o projeto desses conteúdos muitas vezes desconsidera aspectos como os processos cognitivos envolvidos na aprendizagem, os recursos do dispositivo, as condições de acesso e fatores humanos. A partir de Revisão de Literatura (Tradicional e Sistemática) realizada nessa pesquisa, constatou-se que os estudos nessa área ainda são limitados e dispersos. Nesse sentido, essa pesquisa teve como objetivo propor recomendações para o design de conteúdos educacionais digitais baseados em texto no cenário da mobilidade. Para tanto, partiu-se de um escopo de conhecimento proveniente das áreas do Design de Informação, da Teoria da Carga Cognitiva e da Interação móvel. Esses conhecimentos fundamentaram a elaboração de um conjunto preliminar de recomendações organizadas em eixos e categorias. Posteriormente, foram desenvolvidas duas fases da pesquisa voltadas para a avaliação e o refinamento desse conjunto. Assim, foram realizadas: a avaliação das recomendações a partir de questionário aplicado em duas rodadas, com base no método Delphi; e a avaliação das recomendações no contexto de uma equipe de projeto, a partir de um workshop. Ao final dessa pesquisa, obteve-se um conjunto de 26 recomendações divididas em oito categorias, organizadas a partir de três grandes eixos, a saber: Contexto, Design do conteúdo e Design do texto. Cada eixo aborda o tema da pesquisa a partir de uma perspectiva diferente. O eixo Contexto propõe uma perspectiva mais ampla, voltada para o cenário de interação entre usuário e conteúdo, a partir de um dispositivo móvel. Já o eixo Design de conteúdo oferece uma perspectiva de estratégia, ligada a estruturação do conteúdo educacional baseado em texto. Enquanto o eixo Design do texto adota uma perspectiva mais tangível, ligada à configuração desse texto na interface gráfica. A partir desse conjunto espera-se contribuir com as equipes envolvidas no design desse tipo de conteúdo, na tomada de decisões durante o projeto ? realizadas por profissionais como designers gráficos e educacionais; bem como, na coordenação de atividades de produção e avaliação desses conteúdos. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Abstract : In the current scenario of mobility becoming increasingly common acess to text-based digital educational content from mobile devices. However, the design of such content often disregards aspects such as the cognitive processes involved in learning, device capabilities, acess conditions and human factors. From the literature review (Traditional and Systematic) held in this research, it was found that the studies in this area are still limited and scattered. In this sense, this research aimed to propose guidelines for the design of text-based digital educational content in mobility. Therefore, it started with a scope of knowledge from areas of Information Design, Cognitive Load Theory and Mobile Interaction. This knowledge motivated the development of a preliminary set of guidelines organized into axes and categories. Subsequently, were developed two phases of research focused on the evaluation and refinement of this set. Thus, were held: assessment of recommendations from a questionnaire applied in two rounds, based on Delphi; and evaluation of the guidelines in the context of a project team, from a workshop. At the end of this research, a set of 26 guidelines divided into eight categories, organized from three main axes: Context, content Design and Design of the text. Each axis approaches the topic of the search from a different perspective. The Context axis offers a broader perspective, focused on the interaction between user and content, from a mobile device. Already the content Design axis offers a strategy perspective, linked the structure of text-based educational content. While the Design of the axis text adopts a perspective more tangible, linked to the setting of this text in the GUI. From that set is expected to contribute with the teams involved in the design of this type of content, in making decisions during the project ? effected by professionals such as graphic designers and education; as well as in the coordination of activities of production and evaluation of such content. |
en |
dc.format.extent |
215 p.| il., gráfs., tabs. |
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dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Desenho industrial |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Design |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Dispositivos móveis |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Aprendizagem |
pt_BR |
dc.title |
Recomendações para o design de conteúdos educacionais digitais baseados em texto no cenário da mobilidade |
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dc.type |
Tese (Doutorado) |
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