Trigonometria no ensino médio: jogo como recurso didático

DSpace Repository

A- A A+

Trigonometria no ensino médio: jogo como recurso didático

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Keller, Susie Cristine
dc.contributor.author Wendland, Caroline Vanessa
dc.date.accessioned 2017-12-15T12:29:03Z
dc.date.available 2017-12-15T12:29:03Z
dc.date.issued 2017-12-15
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/182286
dc.description TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Ciência e Tecnologia. pt_BR
dc.description.abstract Neste trabalho apresenta-se uma abordagem sobre questões históricas, de ensino e de aprendizado referentes à trigonometria. Destaca-se sua presença no currículo do ensino médio e as dificuldades encontradas pelos estudantes com esse conteúdo nessa etapa de ensino. Buscando recursos que auxiliem na melhor compreensão de arcos, ângulos, seno, cosseno e tangente na circunferência trigonométrica, é proposta uma intervenção pedagógica através de uma metodologia ativa de aprendizagem: um jogo, chamado de Mandala Trigonométrica. Este jogo educativo engloba os conceitos anteriormente citados e busca estimular o raciocínio do aluno, sua compreensão matemática e melhor desenvolver seu conhecimento. A atividade foi realizada com uma turma do segundo ano do ensino médio de uma escola pública de Joinville, Santa Catarina. Essa turma apresentou uma melhora considerável em suas notas, comparando a prova e a sua recuperação, referente ao mesmo conteúdo. pt_BR
dc.description.abstract This work presents an approach to historical, teaching and learning issues related to trigonometry. Its presence in the high school curriculum and the difficulties encountered by the students with it during such teaching stage are highlighted. Looking for resources that help in the better understanding of arcs, angles, sine, cosine, and tangent in the trigonometric circumference, a pedagogical intervention is proposed: a game called the Trigonometric Mandala. It encompasses the previously mentioned concepts and seeks to stimulate the students' reasoning, their mathematical understanding and better development of their knowledge. The activity was performed with a second-year high school class from a public school in Joinville, Santa Catarina. This group presented a considerable improvement in their grades, comparing the test and its recovery, referring to the same content. pt_BR
dc.format.extent 14 f. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Joinville, SC pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject Trigonometria pt_BR
dc.subject Jogo educativo pt_BR
dc.title Trigonometria no ensino médio: jogo como recurso didático pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
Artigo_Caroline_Final.pdf 532.6Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar