"Posso tocar no seu cabelo?" Entre o liso e o crespo: transição capilar, uma (re) construção identitária?

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"Posso tocar no seu cabelo?" Entre o liso e o crespo: transição capilar, uma (re) construção identitária?

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Title: "Posso tocar no seu cabelo?" Entre o liso e o crespo: transição capilar, uma (re) construção identitária?
Author: Gomes, Larisse Louise Pontes
Abstract: Nesta dissertação busco compreender sobre um fenômeno denominado transição capilar e como através dele emerge o racismo. A transição capilar é um processo que consiste no abandono do uso de manipulação química para alisamento de cabelos, e do qual dou destaque as mulheres negras e seus cabelos crespos. Trata-se de uma etnografia que coteja entrevistas, diálogos em redes sociais e experiências pessoais cotidianas com sujeitos em transição ou transicionados. Para tanto, retomo como o imaginário social sobre a estética negra se constituiu no Brasil entre os séculos XIX e XX, a fim de contextualizar a relação problemática de gerações de mulheres negras com seus corpos, e mais especificamente, seus cabelos. Caracterizo a transição capilar enquanto rito de passagem, nos termos de Van Gennep, e busco explicitar, através de trajetórias as fases: de ruptura com as práticas desconfiguradoras da estética negra, de interrupção do uso de produtos químicos alisantes e da reconfiguração de processos de identificação, sem perder de vista a influência do ciberespaço. Considerando os processos de identificação vivenciados de forma coletiva e pessoal em uma rede social como promotora de sociabilidade e transformação, nota-se como a emergência desta beleza provoca racismo e poderes, gerando conflitos e novos significados.Abstract : In this dissertation I seek to reflect on racism, from the analysis of a phenomenon called capillary transition. This process consists in the abandonment, mainly by black women, of the use of chemical manipulation to straighten their hair. It is an ethnography that contrasts interviews, dialogues in social networks and everyday personal experiences with transitional or transitional subjects. To that end, I recall how the social imaginary about black aesthetics was constituted in Brazil between the nineteenth and twentieth centuries, in order to contextualize the problematic relationship of generations of black women with their bodies, and more specifically, their hair. I characterize the capillary transition as a rite of passage, in Van Gennep's term, and I try to explain, through the trajectories of my interlocutors, the phases: rupture with the reconfiguring practices of the black aesthetics, interruption of the use of smoothing chemicals and reconfiguration of their identity. Considering the identification processes lived collectively and personally in a social network as a promoter of sociability and transformation, it is noted how the emergence of this beauty provokes racism and powers, generating conflicts and new meanings. In this way, it helps to elucidate how these processes reveal the transits involved in becoming black from their body constitution.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Florianópolis, 2017.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/183603
Date: 2017


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